“Set-up”, um podcast sobre dança contemporânea portuguesa, é o novo projeto da Associação Sekoia – Artes Performativas. O programa, com estreia marcada para dia 18 de fevereiro, apresenta um conjunto de conversas sobre o percurso de alguns dos mais relevantes profissionais da dança contemporânea no panorama nacional. O objetivo da associação é abrir espaço para o debate de temas centrais da área e refletir sobre o seu papel na sociedade.

Através da conversa com alguns dos mais destacados coreógrafos em Portugal, este projeto pretende “realçar as diferentes abordagens destes profissionais à sua arte” e procurar “respostas para um futuro culturalmente mais sustentável”, explica a Sekoia.

As entrevistas foram moderadas por Ana Rocha, agente cultural portuguesa, que procura conhecer um pouco da história, pessoal e profissional, de cada um dos convidados. Além do formato podcast, os episódios terão uma versão em vídeo.

16 episódios com convidados de várias gerações

“As conversas não são tanto sobre a obra do artista, são mais sobre a sua pessoa”, explica Gustavo Monteiro, da direção da Sekoia, ao JPN. Os episódios foram pensados num “contexto livre e descontraído, para que os convidados partilhassem o seu percurso”.

A primeira edição conta com 16 episódios, com artistas de diferentes gerações. Carlota LagidoCatarina Miranda, Filipa FranciscoJoana CastroJoão dos Santos MartinsJoana von Mayer Trindade e Hugo Cristovão, José LaginhaMadalena VictorinoFrancisco CamachoOlga RorizOdete FerreiraRui HortaSofia Dias & Vítor RorizVânia Rovisco e Vera Mantero são os nomes que vão integrar esta primeira temporada. O episódio piloto, com Joclécio Azevedo, sairá apenas em formato áudio.

Os convidados foram selecionados de forma alcançar a maior “representatividade possível”. No entanto, Gustavo Monteiro admite que o objetivo será “alargar este leque e dar a conhecer mais coreógrafos”, abrindo a hipótese de existir uma segunda temporada.

“Este projeto foi financiado pelo Ministério da Cultura, através do Garantir Cultura, e foi com esse apoio que o conseguimos desenvolver. Agora temos de ver se este apoio volta a abrir ou se existem outros apoios que se consigam enquadrar neste tipo de formato”, disse o responsável.

O projeto tem estreia marcada para dia 18 de fevereiro e os episódios estarão disponíveis em formato de áudio nas plataformas Spotify, Vimeo e Apple Podcasts e em vídeo no canal de YouTube da Sekoia, com tradução para inglês e Língua Gestual Portuguesa.

Artigo editado por Filipa Silva.