Escolas vão passar a ter curso de teatro no próximo ano letivo. Os alunos do ensino básico de 2.º e 3.º ciclo vão ter acesso ao curso no ensino articulado, à semelhança do que acontece com a música, dança e canto gregoriano. A medida foi publicada esta terça-feira (8) no Diário da República, numa portaria que introduz o curso básico de teatro para alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.

O projeto arrancou em 2017 e englobou 400 alunos e as suas famílias num trabalho da Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE Escola de Artes) – que promove este curso – em parceria com Universidade do Porto, o centro de investigação CITCEM, entre outras entidades.

Este curso destina-se a alunos que gostariam de “prosseguir estudos na carreira artística, nomeadamente como atores, cenógrafos, produtor, entre outros, facultando os conhecimentos necessários à compreensão das manifestações estéticas e culturais e o aperfeiçoamento da expressão artística teatral”, segunda a portaria assinada pelo Secretário de Estado Adjunto da Educação, João Costa.

Sílvia Correia, responsável e autora do projeto piloto do Curso Básico de Teatro (CBT), em declarações ao jornal “Diário de Notícias”, admite que o projeto se desenvolveu no âmbito do seu doutoramento, “o que permitiu um olhar atento, cauteloso e científico por parte do CITCEM e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto”.

A professora e atriz afirma que “neste momento, a escola promotora do curso, a ACE, se prepara junto da DGES para se criarem as condições necessárias à abertura do curso em regime Integrado e Articulado e poder ter já o curso a funcionar nestes regimes no início do próximo ano letivo”.

São 15 as escolas que integram a oferta-piloto do Curso de Teatro Básico, localizadas em Famalicão, Braga, Porto, Santo Tirso e Lisboa. As instituições terão prioridade em dar continuidade à formação dos alunos que já frequentaram esta oferta em regime livre e que agora irão passar a ser frequentados em regime articulado ou integrado. A partir dos próximos anos letivos, dependendo do sucesso do projeto, será alargado a outras escolas do país.

As escolas do Ensino Básico geral devem integrar, na mesma turma, os alunos que se encontram a frequentar, em regime integrado ou articulado, os cursos de dança, música e canto gregoriano.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha