Rúben Amorim saiu mais vezes vitorioso nos embates com Sérgio Conceição, mas o treinador do FC Porto nunca perdeu com o Sporting, no Dragão. O JPN faz a antevisão do clássico de sexta-feira, com a ajuda de um apaixonado pela estatística do futebol: João Nuno Coelho.

FC Porto recebe Sporting. Foto: Peter Glaser/Unsplash

O FC Porto recebe, esta sexta-feira (11), o Sporting, em jogo a contar para a 22.ª jornada do campeonato. Os azuis e brancos estão na liderança isolada com 59 pontos, seis de vantagem para os verdes e brancos, que estão na perseguição ao líder, com 53 pontos.

O FC Porto procura distanciar-se ainda mais do segundo lugar. Já o Sporting vai a jogo com a ambição de encurtar para três pontos a distância para os dragões. O comentador e autor do programa Números Redondos da TSF, João Nuno Coelho, espera um jogo mais aberto do que o habitual. Nos últimos dez confrontos entre as duas equipas, seis acabaram em empate, nos 90 minutos.

João Nuno Coelho explica, ao JPN, como as duas equipas podem criar dificuldades ao adversário. Se, de um lado, o FC Porto tem um meio-campo mais forte e criativo; do outro, o Sporting lateraliza mais o jogo e aposta no virtuosismo dos seus alas.

“As duas melhores equipas portuguesas”

Para Sérgio Conceição, o resultado do clássico de amanhã não será “decisivo” na história do campeonato, mas há muito em jogo. Para João Nuno Coelho, se o FC Porto vencer, “a história do campeonato fica, praticamente, resolvida”.

O FC Porto está num excelente momento de forma, levando 16 jogos seguidos a vencer para o campeonato – em 21 jogos, tem 19 vitórias e apenas dois empates. Sérgio Conceição está a uma vitória de bater o recorde de André Villas-Boas, na época 2010/2011 – 17 jogos seguidos a vencer para o campeonato.

João Nuno Coelho relembra que na época passada os papéis estavam invertidos: “Eu lembro-me de, no ano passado, a situação ser exatamente a oposta, embora com a agravante de o Sporting ter ainda mais pontos de avanço. Curiosamente, o jogo foi à jornada 23. O FC Porto tinha menos dez pontos do que o Sporting e a verdade é que o jogo ficou empatado e o Sporting manteve essa vantagem”. Os leões acabaram por ser campeões, com mais cinco pontos do que o FC Porto, segundo classificado.

Ao contrário do que tem acontecido em confrontos anteriores, João Nuno Coelho perspetiva “um jogo mais aberto do que o habitual. Basta ver que, por exemplo, nos últimos dez jogos entre o FC Porto e o Sporting, tanto em Lisboa como no Porto, houve seis empates”. Pelo contexto distinto e pela boa forma das equipas, o comentador tem a expectativa e esperança de ver “um bom jogo, entre aquelas que são, claramente, as duas melhores equipas portuguesas”.

“Não há um favorito”

Apesar de não haver um favorito, como é comum nestes jogos, na visão de João Nuno Coelho, o FC Porto pode partir com uma ligeira vantagem, por estar a jogar em casa: “Isso continua a ter o seu peso, se calhar, menos do que era habitual no futebol, mas, de qualquer maneira, dou ali uma ligeira vantagem para o Porto”.

Dos 113 clássicos que já se jogaram entre FC Porto e Sporting, para o campeonato, em casa dos azuis e brancos, os dragões venceram por 63 ocasiões, o Sporting ganhou 19 vezes e verificaram-se 31 empates. No Estádio do Dragão, desde 2004/2005, em 17 confrontos, o FC Porto venceu 12 vezes, o Sporting apenas duas e registaram-se três empates.

Apenas com as ausências de Manafá e Porro – e com Diogo Costa e Pedro Gonçalves em dúvida [ausência entretanto confirmada] –, João Nuno Coelho acredita que as equipas estarão na máxima força: “As duas equipas estão, praticamente, na máxima força, depois de vários meses em que tiveram lesões e ‘covids’. Neste momento, só há o afastamento do Porro, por questões disciplinares, e do Manafá, por lesão. Portanto, estou a ver as duas equipas muito fortes, em bons momentos da época”.

Apesar do equilíbrio que se espera no clássico, João Nuno Coelho relata com números os pontos fortes das duas equipas: “O Porto é a equipa do campeonato que remata mais, e o Sporting é uma equipa especialista em cruzamentos”.

O FC Porto já fez 345 remates este campeonato, média de 16,4 por jogo. O Sporting tem sido uma equipa menos rematadora, tem 301 remates, uma média de 14,3 por jogo. Além disso, João Nuno Coelho alertou para os dados curiosos de o FC Porto ter uma média de 11 remates na área, por jogo, enquanto o Sporting tem 9,2.

No que concerne a número de cruzamentos, a equipa leonina é, nitidamente, mais forte, como podemos ver pela análise de João Nuno Coelho: “O Sporting é das equipas do campeonato que faz mais cruzamentos: faz cerca de 16 cruzamentos por jogo, enquanto a equipa do Porto está nos 11,5. Portanto, há aqui uma diferença significativa. Realmente, o Sporting vive muito mais dos cruzamentos”.

Com a ausência de Pedro Porro, João Nuno Coelho aposta na titularidade de Nuno Santos e explica: “não jogando o Porro, tenho quase a certeza de que o Nuno Santos vai ser o lateral esquerdo, porque o Sporting precisa de um ala mais ofensivo, e, não tendo o Porro, vai tentar fazê-lo pelo lado esquerdo”.

Nuno Santos é o segundo jogador com mais cruzamentos de todo o campeonato, fazendo, em média, 4,4 cruzamentos por jogo. Rúben Vinagre, também do Sporting, aparece em terceiro, com quatro cruzamentos por jogo e o castigado Porro em sexto com 3,4. Em média, Pablo Sarabia tem 2,3 e Ricardo Esgaio tem 2 “portanto, não haja dúvida que o Sporting tem uma preponderância muito grande na questão dos cruzamentos. É uma equipa que vive muito desta forma de jogar, e o Porto vai ter de ser muito cuidadoso”, atira o analista.

“O Porto tem sido mais eficaz”

O FC Porto, para além de ser a equipa mais rematadora do campeonato, é das equipas que cria mais oportunidades de golo. Os dragões atacam mais do que os leões: uma média de 36 ataques por jogo contra 30 do Sporting, pelos cálculos de João Nuno Coelho.

Tudo isso se reflete em golos: o FC Porto leva 55 golos em 21 jogos, enquanto o Sporting marcou apenas 41 golos, neste campeonato.

Contudo, segundo João Nuno Coelho, apesar de marcar menos golos, este ano, o Sporting está a criar mais oportunidades, comparativamente à última época: “O Sporting está a criar mais ocasiões de golo do que na época passada. O Sporting, na época passada, à 21.ª jornada tinha 42 golos marcados, nesta tem 41 golos. Parece-me, claro, que um dos problemas do Sporting é ter diminuído a sua eficácia de remate e de ocasiões. No ano passado, tinha menos ocasiões e marcava mais golos”.

Defensivamente, o FC Porto e o Sporting são os melhores do campeonato. Até ao momento, só entraram 14 bolas na baliza dos dragões, enquanto a equipa de Rúben Amorim, por norma, irrepreensível no processo defensivo, consentiu 13 golos.

Além disso, sob uma perspetiva defensiva, João Nuno Coelho destaca as equipas por serem “modernas, no sentido em que têm uma grande capacidade de serem intensas no jogo, de recuperar bolas, rapidamente. São muito fortes tanto no jogo posicional, como no jogo mais rápido nas transições”.

Relativamente aos azuis e brancos, o comentador desportivo enaltece a capacidade defensiva do meio-campo, e os números não o deixam mentir: “O médio com mais recuperações de bola na liga portuguesa é o Uribe, tem quase sete recuperações por jogo, é um especialista na recuperação de bola. O Vitinha também tem números espetaculares, tem 4,2 recuperações por jogo. Só depois é que aparecem o Palhinha e o Matheus Nunes”.

Conceição versus Amorim

Sérgio Conceição e Rúben Amorim defrontam-se esta sexta-feira pela oitava vez. O treinador dos leões domina neste duelo, tendo levado a melhor por três vezes. Conceição venceu Rúben Amorim apenas numa ocasião, num jogo que até consumou o título de campeão nacional para o FC Porto, há duas épocas. Nos restantes jogos, registaram-se três empates.

Entrando no capítulo dos empates, João Nuno Coelho destaca o facto de nos últimos dez jogos se terem registado seis empates entre os dois emblemas, no tempo regulamentar: “O Porto ganhou três, o Sporting ganhou um e houve seis empates, embora dois desses empates tenham acabado em taças para o Sporting”.

No entanto, no Porto, os dragões costumam domar os leões. Nos últimos seis jogos em casa dos azuis e brancos, à exceção da época passada, em que o Sporting conseguiu empatar, há cinco vitórias do FC Porto – um domínio claro.

Outro dado curioso, que resulta do anterior e salta à vista é o facto de, para o campeonato, Sérgio Conceição nunca ter perdido frente ao Sporting.

Sérgio Conceição e Rúben Amorim procurarão a melhor maneira de se anularem e imporem o seu jogo. João Nuno Coelho acredita que o clássico vai ser discutido com “um Porto muito forte pelo centro e um Sporting mais forte pelas alas. As equipas técnicas sabem perfeitamente isto e vão preocupar-se com esse aspeto”.

Artigo editado por Filipa Silva