Dois dos quatro Painéis de Cidadãos vão encontrar-se em fevereiro para discutir o papel da União Europeia (UE) no mundo/imigração e um conjunto de propostas que visem fortalecer a economia e a educação e construir uma sociedade mais justa. As reuniões acontecem no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, que avalia o futuro da UE com os europeus até à primavera deste ano.

O quarto painel vai juntar-se pela terceira e última vez para discutir “A UE no mundo/migração”, que engloba as áreas da defesa, política externa e comercial e ajuda humanitária. Vão definir-se as propostas finais, discutidas durante as sessões anteriores. A primeira reunião aconteceu em Estrasburgo (presencial), em outubro, na qual foram apresentados 75 tópicos e a segunda via online, em novembro, na qual se subdividiram em cinco áreas: “estabilidade”, “UE como parceiro internacional”, “uma UE forte num mundo de paz”, “migração do ponto de vista humano” e “responsabilidade e a solidariedade em toda a UE”.

Entre 25 e 27 de fevereiro, o primeiro painel vai encontrar-se, pela terceira vez, para trabalhar sob o mote “Uma economia mais forte, justiça social e emprego/educação, cultura, juventude e desporto/ transformação digital”. Na reunião, que vai ter lugar em Dublin, na Irlanda, vão delinear as propostas já apresentadas (“Trabalhar na Europa”, “Uma Economia para o Futuro”, “Uma Sociedade Justa”, “Aprender na Europa”, e “Uma Transformação Digital Ética e Segura”).

Existem outros dois Painéis de Cidadãos que, entretanto, já terminaram os trabalhos com 39 e 51 recomendações, respetivamente. O Painel “Democracia Europeia/Valores e Direitos, Estado de Direito e Segurança” reuniu-se em Florença (Itália), em dezembro, e o Painel “Alterações Climáticas, Ambiente/Saúde” encontrou-se em Varsóvia (Polónia), em janeiro.

As sugestões definidas nos encontros, com data marcada para fevereiro, vão ser, posteriormente, discutidas no Plenário da Conferência. A primeira sessão, na qual foram apresentadas as primeiras 90 propostas, realizou-se entre 21 e 22 de janeiro, em Estrasburgo (França).  

Os painéis são constituídos por 200 cidadãos europeus dos diferentes Estados-membros, com várias idades – um terço dos membros têm entre 16 e 25 anos – e origens. 20 dos cidadãos de cada painel poderão participar na próxima sessão do Plenário da Conferência para defender as suas recomendações.

A Conferência sobre o Futuro da Europa, que decorre desde maio de 2021 e se estende até à primavera de 2022, consiste na reunião de um grupo de cidadãos, de forma a que os europeus possam debater o futuro da UE. A partilha de sugestões é potenciada pela Plataforma Digital Multilingue e os Painéis de Cidadãos, criados somente neste âmbito.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha