Os Laboratórios Germano de Sousa foram alvo de ciberataque, esta quinta-feira (10). Os piratas informáticos “vieram perturbar a comunicação entre o laboratório central de Lisboa e os postos de colheitas que lhes estão anexos e os hospitais”, declarou o proprietário dos laboratórios, José Germano de Sousa.

“Não entraram nas nossas bases de dados onde estão os registos de todos os doentes”, disse o dono da empresa em entrevista à CNN Portugal. “Por uma questão de segurança e para não comprometer os outros serviços”, o centro de medicina laboratorial cortou a informação com hospitais, estando a afetar a testagem à Covid-19, em particular na cidade de Lisboa. Os hospitais da CUF, nomeadamente, estão a cancelar todos os testes esta manhã.

Mesmo assim, os laboratórios estão a funcionar, mas “com maior lentidão”, informou fonte da empresa ao Jornal Económico. A Germano de Sousa tem seis centros de testes à Covid-19 em funcionamento no âmbito do protocolo estabelecido com a Câmara do Porto. Fonte da empresa disse ao JPN que a testagem nesses locais estará a decorrer dentro da normalidade.

Os laboratórios esperam ter a situação resolvida “até ao final do dia”, estando ainda a investigar o tipo de ataque informático de que foram alvo. Até ao momento, não houve qualquer pedido de regaste.

Os Laboratórios Germano de Sousa são o terceiro alvo dos ciberataques só nesta semana, depois da Vodafone e da Trust in News, grupo detentor da Visão e de outras 14 marcas de informação.

Porto tem 18 centros de testagem em funcionamento

Além dos seis centros dos laboratórios Germano de Sousa, há outros 12 espaços em funcionamento espalhados pela cidade, ao cuidado da POC Medical Care e Unilabs. Ao todo, são 17 postos fixos e uma unidade móvel, onde se podem efetuar os testes comparticipados pelo SNS, com um máximo de quatro por cada utente.

No mapa abaixo, encontra a localização e horário de funcionamento de todos os centros (clique sobre as cruzes vermelhas). Os horários podem sofrer alterações ao longo do mês consoante o nível de procura pelos cidadãos.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha.