O ex-técnico do Sporting CP Leonardo Jardim foi eliminado do Campeonato do Mundo de Clubes pelos campeões europeus Chelsea FC, após derrota em Abu Dhabi.

O Al Hilal de Leonardo Jardim caiu nas meias-finais. Foto: Al Hilal/Instagram

O Chelsea FC venceu, esta quarta-feira, o Al Hilal por 1-0 e garantiu a presença na final do Campeonato do Mundo de Clubes. O único golo da partida foi apontado pelo belga Romelu Lukaku, que aproveitou um ressalto na defesa do Al-Hilal, resultado do cruzamento de Mateo Kovacic, aos 32 minutos de jogo.

Apesar das diferenças de calibre entre as duas equipas, a formação orientada pelo ex-treinador do Sporting CP deu luta ao campeão europeu, que encontrou dificuldades perante um Al Hilal bem organizado. Se a primeira parte foi dominada pelo Chelsea FC, a segunda foi palco de perigosos contra-ataques da equipa saudita. Kepa, guarda-redes da equipa orientada por Thomas Tuchel (que não esteve presente na partida por se encontrar infetado com Covid-19), travou muitas das tentativas de golo da equipa de Leonardo Jardim que, assim, foi eliminado do Mundial de Clubes.

A partida contou com algumas caras conhecidas do futebol português. O ex-FC Porto Moussa Marega foi titular do lado do Al Hilal, tendo jogado os noventa minutos, e o ex-Sporting CP Matheus Pereira também jogou de início pela formação saudita, sendo substituído aos 81’ pelo antigo leão e águia Andrés Carrillo. Malang Sarr, que esteve emprestado aos dragões na época passada, também jogou os últimos minutos da partida, substituindo Marcos Alonso aos 87’ para refrescar a defesa dos blues.

O Chelsea FC defronta agora o Palmeiras de Abel Ferreira (que se qualificou para a final na terça-feira com vitória por 2-0 sobre o Al-Ahly), no próximo sábado às 16h30 em Abu Dhabi. Os dois clubes tentam conquistar o troféu pela primeira vez. Há oito anos que o vencedor é europeu. O Al Hilal de Leonardo Jardim e o Al Ahly vão disputar o terceiro lugar também no sábado, pelas 13h00.

Artigo editado por Filipa Silva