Na altura em que se celebram os 70 anos de reinado de Isabel II, o livro que conta a história da sua vida chega a Portugal. “Isabel II – A Biografia” é o resultado de encontros e conversas do jornalista Marc Roche com a rainha. O livro, que conta também com testemunhos de funcionários do Palácio de Buckingham, é publicado pela Editorial Presença este mês de fevereiro, numa edição que inclui fotografias.

A obra, originalmente publicada em 2016, conta a história da rainha Isabel II, desde o momento em que subiu ao trono aos 25 anos, em 1952. A biografia acompanha a monarca ao longo da vida e do reinado, durante acontecimentos como a renúncia ao título do seu tio Eduardo VIII – para se poder casar com a americana e duplamente divorciada Wallis Simpson -, que levou à coroação inesperada do seu pai, Jorge VI. A morte prematura do seu pai e consequente coroação de Isabel II são o ponto de partida desta obra.

Capa da edição portuguesa do livro “Isabel II – a biografia”

Nas 200 páginas de “Isabel II – A Biografia”, a monarca é-nos apresentada não só como a detentora da coroa britânica, mas também nas suas dimensões de mãe, avó, sogra e irmã.

Marc Roche considera-a a “mãe da nação” e alguém que tem mais sucesso na reconciliação nacional do que qualquer político, neste ano em que celebra 70 anos de reinado. Os festejos do Jubileu da rainha irão realizar-se de 2 a 5 de junho. No entanto, a 6 de fevereiro, dia em que em 1952 iniciou o reinado, a King’s Troop Royal Horse Artillery disparou 41 salvas no Green Park, em jeito de comemoração.

Marc Roche, autor desta biografia, é um jornalista belga, correspondente permanente do “Le Monde” em Londres, onde vive desde 1985. Tendo-se especializado em dois temas – a monarquia britânica e a City – colabora também com a BBC, “Le Soir” e “La Tribune”. Outras das suas obras são “La Banque” (2010), sobre o império Goldman Sachs, e “Le Capitalisme hors la loi” (2011).

André perde títulos, Camilla ganha

A 9 de abril do ano passado, a morte do príncipe Filipe deixou a rainha viúva e está marcada para o dia 29 de março uma missa em homenagem ao falecido marido, na Abadia de Westminster.

Isabel II deverá contar com a presença do filho André para a ocasião, dias depois de o príncipe prestar depoimento no processo em que é acusado de abuso sexual (a sessão do julgamento está marcada para 10 de março). O príncipe André, um dos visados no escândalo sexual de Jeffrey Epstein, mostrou intenção de ser julgado em tribunal, após a mãe lhe retirar todos os títulos militares, patronatos e responsabilidades reais, mas nega qualquer acusação da alegada vítima, Virgina Giuffre.

Recentemente, Isabel II expressou também a vontade de consagrar a Camilla Parker-Bowles, duquesa de Cornualha, o título de rainha consorte. Camilla é a segunda esposa do seu filho, príncipe Carlos, o seu sucessor do trono.

Artigo editado por Filipa Silva