O Centro de Colheita do i3S está a realizar testes PCR e testes rápidos de antigénio. Para a comunidade académica da Universidade do Porto, a testagem no edifício Abel Salazar está igualmente disponível.

No Pólo Universitário da Asprela, o Centro de Colheita i3S está localizado no exterior do edifício, junto à estação de metro do Pólo Universitário. Foto: i3S

O i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (UP) está a realizar testes à Covid-19-19, junto à estação de metro do Pólo Universitário. O centro de testagem está aberto ao público em geral há cerca de uma semana.

Fonte: i3S Diagnostics

Os testes PCR são realizados a todos os portadores de prescrição médica. Os testes rápidos de antigénio são feitos no âmbito do programa de comparticipação pelo SNS, que oferece quatro testes grátis por mês a cada utente.

As marcações podem ser feitas online ou através dos contactos telefónicos: 937 010 223 ou 226 074 900. A recolha de amostras para testagem ocorre de segunda a sexta, entre as 8h30 e as 13h00, e os resultados são enviados ao utente num período máximo de 24 horas.

A comunidade académica tem também ao seu dispor o centro de testagem da UP. No edifício Abel Salazar (junto ao Centro Hospitalar Universitário do Porto / Hospital Santo António), os estudantes, professores, investigadores e funcionários da universidade podem realizar testes rápidos de antigénio gratuitos, sem limite de número por pessoa.

O agendamento prévio é necessário e a testagem está a ser feita de terça a quinta, das 13h35 às 17h15, e na sexta, das 9h15 às 17h15.

Além destas opções oferecidas pela UP, continuam abertos vários centros de testagem geridos por três laboratórios – Germano de Sousa, POC Medical Care e Unilabs -, em funcionamento no âmbito do protocolo estabelecido com a Câmara do Porto. Ao todo, são 17 postos fixos e uma unidade móvel espalhados pela cidade, onde se podem efetuar os testes comparticipados pelo SNS.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha