Como já tinha sido prometido, o TEDxPorto regressa ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto e já tem data marcada – 2 de abril. É sob o mote “Inconvencional” que se vai realizar a 11.ª edição do evento, acompanhado de conferências que sublinham o tema de diversas maneiras.

“Para esta edição do TEDxPorto vamos trazer a este palco ideias e projetos que saiam fora das regras estabelecidas. Que ponham em causa as convenções, hábitos, regras e o estado da arte. Que rompam, rumo à incerteza e ao desconhecido”, lê-se no manifesto publicado pela organização.

Contará, por isso, com a presença de 12 convidados, que se distinguem em diversas áreas, da psicologia ao direito passando pela neurociência, ou mesmo por projetos de ativismo. Destaca-se Sydney Fernandes, mais conhecido pelo nome Fostter Riviera na indústria pornográfica, e Eulália Almeida, mãe do ator, católica e conservadora, que se irão juntar nesta edição para um conversa sobre aceitação e luta pelos direitos humanos e da comunidade LGBTQIA+.

Também vai estar presente a engenheira biomédica Joana Paiva, considerada pela Forbes uma das 30 personalidades de destaque  na categoria “Science & Healthcare”, em 2020, que falará sobre o impacto da tecnologia no tratamento de doenças do século XXI. Além disso, o investigador Miguel Cerqueira irá explicar a influência da nanotecnologia na biologia dos alimentos.

A este grupo, juntam-se ao alinhamento do TEDxPorto nomes como o neurocientista Greg Gage, o jurista Paulo Magalhães e a jornalista Isabel Canha, entre vários outros.

Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos pelo preço de 64 euros; passam a custar 90 euros na semana anterior ao evento. Estudantes com menos de 23 anos têm desconto de 30%. Todos os ingressos adquiridos no ano de 2020 permanecem válidos.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha