O selecionador nacional de sub-21 vai ser homenageado na cidade que o viu nascer. O campo de Oliveira do Douro, que agora vai ter o nome do técnico, estava sem atividade desde 2016 e vai passar a estar ao serviço da formação no município. Ao JPN, Rui Jorge garantiu que, no futuro, tem só uma “ambição": "formar jogadores”.

Rui Jorge

Rui Jorge Foto: Diogo L. Magalhães

Rui Jorge vai ser homenageado, este sábado (9), em Vila Nova de Gaia. O selecionador nacional de sub-21 vai dar o nome ao Campo de Santiago, em Oliveira do Douro, num local próximo daquele onde viveu. O trabalho que vem desenvolvendo na formação de atletas não é alheio à escolha, uma vez que o equipamento desportivo vai ser dedicado aos escalões de formação.

Com memórias ainda vivas dos jogos a que assistiu no campo – que foi comprado durante “a presidência do seu avô”, como refere o gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Gaia (CMG) em resposta às questões do JPN -, Rui Jorge mostrou-se, ainda assim, surpreendido com a homenagem.

Inicialmente utilizado para a prática desportiva dos jogadores do FC Oliveira do Douro, o estádio ficou “completamente abandonado e inoperacional”, segundo a CMG, após a transição do clube para outras infraestruturas, em 2016.

Agora, com um novo nome, o Campo de Santiago volta à atividade. As instalações albergam dois campos de futebol de sete e um de nove. “Serão exclusivamente dedicados aos escalões de formação até aos 17 anos”, informa ainda a CMG.

No futuro, o técnico de 48 anos, que dividiu a carreira de jogador pelo FC Porto e pelo Sporting, garante que tem uma só “ambição”: “formar jogadores”, algo que gosta de fazer e que o continua a preencher depois de mais de dez anos ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol.

A cerimónia de homenagem está marcada para este sábado (12), às 10h45, e contará com a presença de Rui Jorge.

Artigo editado por Filipa Silva