FC Porto e Sporting defrontam-se esta sexta-feira (11), pela segunda vez esta temporada. Na primeira volta do campeonato, em Alvalade, o jogo terminou empatado a um golo. Os últimos jogos entre dragões e leões têm sido muito equilibrados, mas, no Dragão, o FC Porto costuma levar a melhor. Jaime Pacheco considera que o fator casa pode ser decisivo. Pedro Bouças, “se tivesse de apostar”, e usando a nomenclatura do Totobola, apostaria “1/X”.

Em jeito de antevisão do encontro, Jaime Pacheco e Pedro Bouças, em declarações ao JPN, destacaram a ausência de Luis Díaz, que pode enfraquecer o FC Porto. A saída para o Liverpool, daquele que era considerado o melhor jogador do campeonato português, desfalca o ataque dos dragões.

Jaime Pacheco assume que está curioso para ver como é que o FC Porto se vai dar sem o craque colombiano, num jogo de exigência mais elevada: “Vamos ver até que ponto o Porto consegue sobreviver sem o Luis Díaz, que era, até ao momento, o jogador do campeonato, com um adversário tão valioso como o Sporting. Vamos ver até que ponto o Porto consegue manter a mesma dinâmica, a mesma qualidade, a mesma objetividade e o mesmo resultado”.

Sobre a mesma questão, Pedro Bouças também tem uma opinião semelhante. Apesar da boa época que o FC Porto tem vindo a fazer, o comentador sente que o antigo número 7 dos dragões vai fazer muita falta: “Isso torna o Porto menos capaz, menos criativo, com menos capacidade para resolver na frente, mas tem sido uma época extraordinária, duma equipa que talentosa e muito trabalhadora”.

Outra ausência, destacada por Jaime Pacheco, é a de Pedro Porro. O lateral direito do Sporting está castigado, após ter visto o quinto amarelo no jogo contra o Famalicão. Aos olhos de Jaime Pacheco, a dinâmica dos leões pode ser afetada, com essa ausência: “Sem o Porro, o Sporting não fica tão forte, porque é um jogador com uma objetividade, intensidade e capacidade defensiva muito fortes, faz golos, faz assistências. Não jogar deixa o Sporting menos forte do que o habitual”.

Um clássico competitivo e equilibrado

Pedro Bouças assume que está à espera de um jogo de “grande competitividade e equilíbrio”, com duas equipas muito fortes tática e fisicamente, “que darão um excelente espetáculo”. Apesar da “competitividade”, o comentador de futebol acha que o FC Porto é o favorito a vencer a partida.

Jaime Pacheco, que vestiu as duas camisolas como jogador, partilha da opinião, mas acredita que vai poder ver duas equipas em boa forma, que vão jogar para ganhar: “Acima de tudo, há condições para ser um bom jogo de futebol, porque as equipas estão com uma dinâmica, qualidade e objetividade acima de todas as outras. É óbvio que o Porto, com a vantagem que tem em jogar em casa, é mais favorito”.

FC Porto e Sporting estão num excelente momento de forma – são, respetivamente, primeiro e segundo classificados, com os azuis e brancos a levarem uma vantagem de seis pontos sobre o adversário – e é consensual que, neste momento, são as equipas que melhor futebol praticam, em Portugal.

Jaime Pacheco diz que estão a ser épocas muito positivas, para ambos os clubes, e destaca a qualidade das equipas, dos jogadores e principalmente dos treinadores.

A conjuntura atual das equipas faz o técnico acreditar que esta sexta-feira verá um belo jogo de futebol: “De facto, estão bem orientadas, têm uma definição muito boa do jogo que implementam e praticam, e, quando assim é, tudo aponta para que o jogo seja excecional, porque é isso que nós gostamos”.

“Pode ser o jogo que define o título”

As opiniões entre Jaime Pacheco e Pedro Bouças dividem-se, no que diz respeito ao aspeto da “contenção”, característica nos últimos confrontos entre os dois emblemas: se, por um lado, Jaime Pacheco acha que as duas equipas vão para cima do adversário, em busca da vitória; por outro, o comentador Pedro Bouças não espero um jogo muito aberto.

Nos últimos dez jogos entre FC Porto e Sporting, registaram-se seis empates. Jaime Pacheco diz que, se isso acontecer esta noite, não é porque as equipas jogarão em contenção: “Acredito que não vai ser um jogo de contenção, vai ser um jogo onde vai haver muitas oportunidades de golo, porque as equipas estão disciplinadas para jogar para ganhar. Portanto, antevejo que seja um bom jogo, o empate pode acontecer, mas não acredito muito”.

Contrariamente, Pedro Bouças acredita que o jogo pode muito bem dar em empate e até arrisca num resultado: 1-1. “Vai ser um jogo muito competitivo, com duas equipas com grande dimensão física e tática, e não espero um jogo aberto, espero um jogo à semelhança daquilo que têm sido os últimos jogos, desde que o Sérgio Conceição defronta o Rúben Amorim, nos ‘Porto x Sporting’”.

Em caso de vitória azul e branca, o FC Porto ficará muito bem posicionado, no caminho da conquista do título de campeão nacional. Ainda assim, o treinador dos dragões considera que o jogo, apesar de importante, ainda não define nada.

Se, seis anos depois, o Sporting conseguir vencer no Dragão, a luta do título, certamente, ficará mais interessante. Ainda assim, Pedro Bouças não vê isso a acontecer: “Eu acho difícil o Sporting vencer e, não vencendo, fica numa posição difícil. Portanto, acho que pode ser o jogo que define o título”.

Em caso de empate, tudo na mesma. Pelo menos que se seja um bom jogo de futebol, como Jaime Pacheco e Pedro Bouças perspetivam.

FC Porto e Sporting encontram-se esta sexta-feira à noite (20h15, Sport TV), no Estádio do Dragão. João Pinheiro lidera a equipa de arbitragem que vai ter Luís Godinho e Rui Teixeira no VAR.

Artigo editado por Filipa Silva