Esta sexta-feira, 11 de fevereiro, a Rádio Comercial e as rádios do Grupo Renascença, das principais estações portuguesas, têm alinhadas iniciativas especiais para celebrar o Dia Mundial da Rádio. Além de emissões que juntam várias vozes das estações, estão planeadas outras atividades.

No Grupo Renascença, as vozes das manhãs da Renascença, RFM e Mega Hits vão juntar-se emissão conjunta, em direto e em simultâneo, na iniciativa “AllStars Radio”. Nesta emissão especial, estarão, ao todo, dez vozes em estúdio, entre as 8h00 e as 10h00: Ana GalvãoJoana Marquese Inês Lopes Gonçalves (“Três da Manhã”, Rádio Renascença), Mariana Alvim, Luís Franco BastosDuarte Pita Negrão e Pedro Fernandes(“Café da Manhã”, RFM), Maria Correia, ConguitoTeresa Oliveira (“Snooze”, Mega Hits). O “AllStars Radio” conta também com uma atuação ao vivo de Diogo Piçarra.

“Para receber o AllStars Radio, foi criado um estúdio único, onde todos vão ‘tentar’ coabitar, e criar o Melhor Programa da Manhã de Sempre da rádio portuguesa. Uma equipa improvável, que promete uma emissão única e inesquecível. Música, muito humor, informação, desafios e alguma rivalidade não vão faltar esta sexta-feira, antecipando a celebração do Dia Mundial da Rádio”, comunicou o Grupo Renascença.

Para além das frequências habituais das três estações, este programa também será transmitido em direto nos sites das três rádios.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Renascença (@renascenca)

Neste dia, a Renascença propõe, ainda, uma visita aos seus estúdios sem sair de casa. A pandemia veio impedir a realização das visitas presenciais anuais à estação no Dia da Rádio, mas o grupo encontrou uma solução para abrir as portas aos seus ouvintes através da internet.

A experiência é uma visita 360º, que está disponível para toda a gente a qualquer altura, sem limite de vezes que pode ser realizada e mostra desde a entrada ao telhado, pela redação e pelos estúdios.

Open Day Renascença tem permitido aos ouvintes visitar a estação no dia 13 de fevereiro ao longo dos últimos anos. Em 2016, o evento teve como tema “Muitos Muitos Muitos microfones”, em 2017 “Casa nova casa cheia no Open Day Renascença”, em 2018 “Todos cabem na Renascença” e em 2019, no último ano em que as visitas foram presenciais, a passagem pelos estúdios ofereceu aos visitantes um concerto especial. Em 2021, as rádios do Grupo Renascença Multimédia prestaram homenagem aos profissionais de saúde.

Comercial recupera rubricas históricas

Para celebrar o dia da Rádio, a Comercial recorda as versões de músicas exclusivas da estação em dez horas de emissão de rubricas que marcaram a história da estação.

Com início às 8h00 e até às 18h00, os ouvintes vão contar com a companhia de César Mourão em “Rebenta a bolha”, Ricardo Araújo Pereira em “Mixórdia de Temáticas” e Nuno Markl nas várias crónicas de “Caderneta de Cromos”, “A Gloriosa História das Traquitanas” e o “O Homem que Mordeu o Cão”.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha