Aplicação gratuita permite explorar rádios de todo o mundo. Este domingo, é celebrado o Dia Mundial da Rádio.

Captura de ecrã da aplicação na versão desktop.

Com o Dia Mundial da Rádio a ser celebrado este domingo (13), porque não experimentar ouvir uma rádio de outro ponto do globo? Com o avanço tecnológico, isso é possível, sem estar dependente do alcance das ondas de rádio, através da internet, com a aplicação Radio Garden.

Nesta plataforma, o planeta é um jardim de rádios, que pode ser explorado pelos utilizadores tal como o Google Maps: à medida que fazemos zoom sobre um ponto geográfico, vamos encontrando no mapa múltiplas estações de rádio que emitem a partir desse local.

A Radio Garden torna todas estas estações acessíveis a partir de uma interface simples e prática, e sem publicidade intrusiva.

A aplicação está disponível para download de forma gratuita tanto para Android como para iPhone. Na Google Play tem 4,7 de pontuação e mais de 10 milhões de utilizadores.

Ecrã do Radio Garden na versão mobile

Podemos aceder às diferentes estações através de uma pesquisa direta pelo nome da rádio, ou de forma exploratória a partir do globo terrestre, e ir conhecendo estações de todos os géneros e idiomas. Podemos guardar como favorita uma estação que se enquadre nos nossos gostos e podemos também submeter um pedido para que uma qualquer estação de rádio não listada seja adicionada.

No total, a aplicação, lançada em 2016, tem mais de 8 mil estações disponíveis para escuta.

A Radio Garden distingue-se de plataformas como o Spotify e o Amazon Prime Music Unlimited, apesar das funcionalidades em comum, por ser gratuita.

Recentemente, a aplicação foi atualizada e agora sugere listas de reprodução com as estações de rádio agrupadas sob diversas categorias, tais como anos 80, 90, sons independentes, entre outros, o que permite uma pesquisa mais filtrada pelo mundo da rádio.

O gosto pela rádio pode ser, portanto, explorado de forma livre e completa nesta aplicação, onde as fronteiras não são limites.

Artigo editado por Filipa Silva