O grupo de laboratórios clínicos interrompeu o funcionamento desde a passada quinta-feira (10), na sequência de um ciberataque. A empresa ainda não consegue enviar os resultados de exames pendentes.

A intenção inicial, publicada nas redes sociais do grupo na noite de quinta (10), era voltar a funcionar normalmente esta segunda-feira (14). No entanto, tal não se concretizou. Foto: Miguel Nogueira/CM Porto

Os centros de análises clínicas e de testagem à Covid-19 dos Laboratórios Germano de Sousa no Porto devem retomar a atividade na terça-feira (15), bem como os restantes “postos do Norte”. Já em Lisboa, a reabertura será “provavelmente só na quarta-feira“(16), disse o responsável pelo grupo à agência Lusa.

Na origem da interrupção do funcionamento do centro de medicina laboratorial está o ciberataque de que foi alvo na passada quinta-feira (10). A intenção inicial, publicada nas redes sociais da empresa na noite de quinta, era voltar a funcionar normalmente nesta segunda-feira. No entanto, tal não se concretizou.

“Continuamos a lutar para retomar a nossa atividade o mais rápido possível”, garante o grupo em nota publicada no seu site. A Germano de Sousa admite ainda não conseguir enviar os resultados de exames pendentes, o que só vai ser possível quando a situação ficar resolvida.

Os laboratórios consideram que o ataque informático foi “deliberado e criminoso”, tendo como objetivo “causar danos e perturbações à sua atividade e aos seus doentes”. Contudo, “não existe qualquer evidência” de que os dados dos utentes tenham sido comprometidos, declarou o centro de medicina laboratorial na quinta-feira.

Enquanto a empresa não volta ao normal funcionamento, o Porto tem outros 12 centros de testagem à Covid-19 em funcionamento, ao cuidado da POC Medical Care e da Unilabs.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha