O projeto do heliporto que vai servir o Centro Hospitalar de São João foi apresentado na passada sexta-feira. As obras tiveram início no princípio da última semana e devem terminar ainda este ano.

A apresentação do projeto do novo heliporto do Hospital São João decorreu na última sexta-feira (11), com as presenças dos presidentes da Câmara Municipal do Porto (CMP), da Maia (CMM) e de Valongo (CMV). No decorrer da sessão, foi confirmada a previsão de término para o final do ano. Os responsáveis do hospital avançaram ainda com pormenores relativos à estrutura elevada da infraestrutura, que permitirá reduzir tempos de resposta e de transporte.

Durante a cerimónia, o presidente da CMP, Rui Moreira, propôs às diversas entidades presentes a criação de um outro projeto para disponibilizar desfibrilhadores para a população. “Uma das coisas que nós verificamos é que, nos espaços públicos em Portugal, há uma clara insuficiência de desfibrilhadores“, comentou o autarca, acrescentando que “seria interessante” se os municípios da área metropolitana se juntassem para colmatar essa falha, criando uma rede pública para o efeito.

A iniciativa também teria de passar por formar a população geral. António Barbosa Ribeiro, antigo diretor do INEM Norte, acrescentou que já estão em marcha “projetos-piloto” de educação da população na utilização de DEA’s (Desfibrilhadores Externos Automáticos) e suporte básico de vida, salientando que um dos objetivos é incluir esta formação nos planos curriculares das escolas.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha