A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) lançaram, no âmbito do Dia dos Namorados, campanhas de sensibilização e prevenção para combater a violência no namoro. Juntando-se os números, as forças policiais receberam, ao todo, 3.320 denúncias de violência, registadas no ano passado.

A PSP iniciou esta segunda-feira (14) uma operação de sensibilização e informação nas escolas para a prevenção da violência no namoro. Esta iniciativa vai decorrer até dia 25 de fevereiro, “reforçando o compromisso da prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência no namoro”.

Em 2021, foram registadas mais de 2.215 denúncias, sendo “a grande maioria das vítimas do género feminino”, adiantou a direção nacional da PSP em comunicado. A maioria dos relatos apresentados envolveram tanto violência psicológica como física, referem.

“A intervenção precoce é um dos princípios de atuação consagrado na legislação de menores em Portugal e, particularmente nesta matéria, são reconhecidos os efeitos negativos na formação da personalidade e referências sociais das crianças quando expostas à violência em ambiente familiar”, salientou o comunicado.

Segundo a PSP, a operação destina-se aos alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, englobando a faixa etária dos 13 aos 18 anos, através dos polícias que integram o Programa Escola Segura.

A direção desta força de segurança apelou ainda à denúncia da violência, quer seja no namoro ou em qualquer outro contexto, salientando que “as vítimas, ou qualquer outra pessoa que tenha conhecimento da situação, devem apresentar queixa nas esquadras ou procurar ajuda junto das Equipas da Escola Segura (em contexto escolar) ou das Equipas de Proteção e Apoio à Vítima”.

Campanha #VaisParar

A GNR vai realizar, entre dia 14 e 20 de fevereiro, uma campanha de prevenção e sensibilização que visa incentivar os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência, seja ela psicológica, emocional, física, social ou sexual.

A campanha #VaisParar tem como objetivo combater comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces.

Segundo um comunicado da GNR, em 2021 foram registados 1.105 crimes em todas as faixas etárias. Desses crimes, 332 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos.

“É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis baseadas em princípios e valores como o respeito, tolerância e autoestima”, refere a GNR, acrescentando que “a violência não é uma opção” e que “denunciar é uma responsabilidade coletiva”.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha