O 'half-time show' do Super Bowl é conhecido como um grande evento da área de entretenimento dos EUA. Este ano, cantaram os rappers dos anos 90: Dr.Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Kendrick Lamar, 50 Cent em aparição surpresa e também Eminem, que no final da sua atuação repetiu o gesto antirracista de Colin Kaepernick.

O concerto de intervalo do Super Bowl ocorreu no último domingo (13), no SoFi Stadium em Los Angeles e contou com uma equipa de artistas premiados do rapDr. Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Kendrick Lamar e Eminem. Os artistas apresentaram-se no intervalo da final da National Footbal League norte-americana, disputada entre os Los Angeles Rams e os Cincinatti Bengals.

O rapper 50 Cent não foi anunciado para a atuação e apareceu de surpresa, tal como no videoclipe de “In da Club” de 2003: de pernas para o ar.

A equipa de rappers cumpriu o prometido – uma performance que deverá entrar para história dos jogos. Juntos, acumulam um total de 44 prémios Grammy, mas fizeram história novamente. A atuação no espetáculo do intervalo do jogo é um feito reconhecido na carreira de vários artistas que lá passaram. São quase 15 minutos de apresentação, que normalmente são vistos mais de 100 milhões de pessoas.

Esta foi a primeira vez que artistas do mundo do hip-hop obtiveram o tempo total da apresentação. É, também, a primeira vez que os artistas são maioritariamente negros, que até então não haviam tido esta oportunidade, mesmo com a maioria dos atletas da NFL sendo negros. A mudança decorre da associação da editora do também rapper Jay-Z ao evento.

Eminem, o único cantor branco a apresentar-se, acabou de cantar a música “Love Yourself” e ajoelhou-se, abaixando a cabeça num gesto antirracista em homenagem ao ex-quarterback Colin Kaepernick. Em 2016, Colin recusou-se a cantar o hino nacional dos Estados Unidos e ajoelhou-se em campo como forma de protesto contra os casos de racismo no país. Depois disso, Colin Kaepernick foi expulso da liga. O gesto foi repetido por vários atletas e, no ano de 2020, inspirou o movimento Black Lives Matter, após a morte de George Floyd.

Dr. Dre guiou toda a atuação e, por sua iniciativa, o espetáculo do intervalo do Super Bowl teve interpretes de Língua Gestual. Os escolhidos para esta função foram os rappers Sean Forbes e Warren “WaWa” Snipe, que são surdos e conduziram a interpretação ao vivo em algumas plataformas.

O concerto em si acabou por ser uma reunião de clássicos do hip-hop dos anos 90 e 2000,  como “The Next Episode” de Snoop Dogg, “In da Club” com a apresentação supresa de 50 Cent. Mary J. Blige cantou o seu grande sucesso, “Familly Affair”, Kendrick Lamar cantou “M.A.A.D. City” e “Alright”. Eminem, que foi uma descoberta musical de Dre, cantou “Lose Yourself”. Dre escolheu cantar “Still Dre” e “California Love”.

Em anos anteriores, contou com a apresentação de grandes nomes da música, como Beyoncé, Lady Gaga, Madonna, Michael Jackson ou Prince. Em 2021, foi a vez de The Weeknd, que teve o desafio de atuar em um estádio sem público, devido a pandemia da Covid-19.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha