Frida Kahlo, A vida de um Ícone” é a nova exposição interativa que conta a história de uma das artistas mais influentes de todos os tempos. De 10 março a 30 de junho, a Alfândega do Porto dá a conhecer ao público a vida da artista mexicana, através de fotografias, filmes originais, interações artísticas e música.

A artista mexicana, que é considerada um ícone feminista, era conhecida pela influência surrealista presente nos seus autorretratos e pelas suas fotografias, que estarão representadas nesta exposição.

A visita completa tem a duração média de 1 hora e 15 minutos, com início na Sala da República, no primeiro piso do edifício da Alfândega. Ao longo do percurso, o público é convidado a percorrer um conjunto de instalações artísticas com recurso a animações holográficas, realidade virtual e video mapping em esculturas.

Nas furnas da Alfândega, os visitantes da poderão assistir a um espetáculo audiovisual a 360º sobre a vida de Frida Kahlo, que a organização descreve como “um verdadeiro banho de imersão digital”.

Esta iniciativa resulta da parceria da Fundação Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona, o estúdio criativo Layers of Reality e do ateliê OCUBO. Segundo a organização, o mote para a mostra será dar a conhecer público português o percurso pessoal e a obra da artista plástica, através de vídeos originais e fotografias históricas.

A exposição “A Vida de um Ícone” poderá ser visitada de quarta a domingo, das 14h30 às 19h30. Os bilhetes já estão disponíveis e o preço varia entre os 10 e os 14 euros. Depois, a exposição ruma para Lisboa, onde será apresentada a partir de 29 de setembro.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha