Face à redução das reservas nacionais, a FAP vai promover, esta quarta feira, uma Mega Dádiva de sangue no Pólo Zero.

O número de dadoras de sangue no IPO do Porto aumento 24,7%

A FAP apela a que “ninguém fique indiferente” a esta dádiva. Foto: Agência Brasília/Flickr

Esta quarta-feira (16), a Federação Académica do Porto (FAP), em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), vai acolher uma sessão de recolha sanguínea para fazer face à redução das reservas nacionais. O Polo Zero foi, mais uma vez, o local escolhido para o efeito e quem quiser doar pode aparecer entre as 14h00 e as 19h00 na Rua de São Filipe de Nery.

A Mega Dádiva surge depois de mais uma baixa nas reservas nacionais de sangue e medula óssea, resultado do aumento do número de infetados por Covid-19. Estes doentes ficam impossibilitados de fazer doações durante um período de 14 dias posteriores à recuperação clínica, o que tem causado atrasos nas dádivas, diz o IPST. Para além disso, a pandemia obrigou ao adiamento de algumas sessões de recolha.

Este ano, a FAP apela a que “ninguém fique indiferente” e sublinha os requisitos fundamentais para ser doador: ter entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 50 quilos e “ser saudável”.

Esta iniciativa é mais uma das várias campanhas de sensibilização que a FAP organiza anualmente no sentido de ajudar o IPST. Ana Gabriela Cabilhas, a presidente da Federação, afirma em comunicado que “a FAP tem verificado um aumento do número de dadores ao longo dos últimos anos nas Megas Dádivas que promove em larga escala na Academia”. O objetivo para 2022 é a superação dos números pré pandémicos, que rondavam os 1.700 doadores anuais.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha