No último sábado, assinalou-se o Dia de Darwin e, para não deixar passar a data em branco, as faculdades de Ciências e Belas Artes da Universidade do Porto colaboraram numa exposição, que inaugurou na véspera.

Depois de uma parceria em 2019, para assinalar o ano internacional da tabela periódica, as faculdades de Ciências (FCUP) e Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto reencontraram-se para homenagear Charles Darwin.

A exposição “Inside Darwin’s Head” foi idealizada pela professora de design Emília Costa, que admite ter uma inclinação para o mundo da ciência: “Se eu não tivesse seguido a área do design, com certeza seria uma pequena aspirante a cientista”, brincou durante a apresentação, que decorreu na sexta-feira (11). Foi este interesse que a inspirou a levar o projeto avante com a ajuda do professor Filipe Castro, do departamento de Biologia da FCUP.

A colaboração surgiu porque a professora “precisava que os estudantes tivessem bases e fontes de conhecimento fidedignas e validadas sobre Darwin”. Assim, antes de partir para a realização prática dos trabalhos, os alunos de Design de Comunicação da FBAUP tiveram acesso a um acervo de material escrito e audiovisual disponibilizado pelo professor Filipe Castro, para que pudessem estudar e conhecer o autor de “A Origem das Espécies”. A partir daí, foi proposto aos alunos que entrassem na cabeça de Darwin, para revelar o que estaria lá dentro.

A exposição, que ainda não tem data prevista para terminar, vai estar à disposição de todos os que a queiram visitar ao longo dos próximos meses, no 2.º piso da biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. À margem da apresentação, o professor Filipe Castro sublinhou, ao JPN, que os trabalhos “são uma forma alternativa muito elegante e instrutiva de comunicar ideias científicas, utilizando expressões artísticas e uma forma genial de aumentarmos a literacia científica.”

Para além da apresentação dos trabalhos expostos, a inauguração contou com a mostra de vídeos produzidos pelos alunos do ramo de multimédia da Licenciatura de Ciências da Comunicação [de que o JPN faz parte], que procuraram “dar uma nova roupagem às ideias de Darwin” através da colagem.

André Nunes, aluno do terceiro ano de Ciências da Comunicação, falou em representação dos alunos para explicar o processo de criação dos trabalhos finais: “Logo desde o início, tivemos que estudar bem todas as características mais científicas. Depois houve alunos que se focaram mais na viagem do Beagle [a segunda expedição de levantamento topográfico do navio HMS Beagle e que se encontrava descrita nos diários de Darwin], outros que se focaram mais no próprio pensamento e nas descobertas Darwin. Acho que o trabalho foi muito bem recebido por nós e, com o apoio da professora Emília, o resultado final foi muito satisfatório.”

Segundo a organização, os trabalhos produzidos resultaram num vídeo final, que foi submetido na plataforma do Darwin Day, ligada à fundação de Darwin, onde é possível encontrar trabalhos realizados por alunos de todo o mundo. A Universidade do Porto é, até ao momento, a única universidade portuguesa a marcar presença na plataforma.

Artigo editado por Filipa Silva