Sétima edição da Feira de Mestrados e Pós-Graduações Unlimited Future marcada para 23 e 24 de fevereiro. Será atribuída uma bolsa de mérito no valor de mil euros a um estudante.

Depois de dois anos em formato online, a Feira de Mestrados e Pós-Graduações Unlimited Future regressa para uma edição híbrida que junta os moldes do digital e do presencial. No dia 23 de fevereiro, o evento tem lugar na Alameda da Universidade em Lisboa, enquanto que as atividades do segundo dia ocorrerão em formato virtual.

Devido ao impacto financeiro que a pandemia provocou em diversas famílias, será atribuída, pela primeira vez, uma bolsa de mérito de mil euros a um estudante, para apoio no pagamento das propinas de uma pós-graduação ou mestrado no ano letivo de 2022/2023.

Em declarações ao JPN, o presidente da associação Future, Eduardo Filho, explicou que este ano se utilizou o dinheiro que normalmente se destina à promoção do evento para criar a bolsa.  O responsável não afastou a possibilidade de voltar a atribuir bolsas semelhantes em edições futuras. A elegibilidade dos candidatos à bolsa irá depender de um sistema de pontos obtidos ao participar nas atividades do evento e ao partilhar o mesmo com outras pessoas.

A Feira de Mestrados e Pós-Graduações 2022 contará com a presença de 60 instituições de ensino – número recorde do evento.

No dia 24, terá lugar o Masters Summit, no qual terão lugar palestras de mais de 200 diretores de cursos de diferentes instituições: Universidade do Minho, Universidade Lusíada, Universidade dos Açores, Nova School of Law, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Superior Técnico, e Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP). Eduardo Filho lamenta a ausência de mais instituições de ensino do Porto (apenas se verifica a presença da Universidade Lusíada e do ISSSP), mas justifica que esta se deve à escolha das próprias instituições.

Mapa Feira de Mestrados e Pós-Graduações Unlimited Future 2022

Serão também dinamizadas, ao logo da Feira, conversas com diversos influencers sobre a importância de um mestrado no mundo académico e empresarial, tendo sido confirmada ao JPN, até à data, apenas a presença de André Duarte.

A Feira de Mestrados e Pós-Graduações da Unlimited Future ocorreu pela primeira vez em 2016 e tem o objetivo de esclarecer estudantes do ensino superior sobre o possível ingresso no 2.º ciclo de estudos. A entrada é gratuita, mas os interessados deverão realizar um registo online de forma a participar. Todas as atividades ocorrem das 10h00 às 22h00 em ambos os dias.

Artigo editado por Filipa Silva