Arrancou a 28.ª edição da Algarve Cup. Portugal joga esta quarta-feira, às 18h30, frente à Noruega. Ao JPN, a ex-capitã da seleção feminina de futebol, Edite Fernandes, falou sobre a atualidade da seleção nacional e fez uma antevisão de “um torneio especial”.

Depois de um ano sem ser disputada, a Algarve Cup está de volta. O jogo inaugural foi disputado esta quarta-feira, às 12h00, e opôs as seleções da Dinamarca e da Itália, com as italianas a levarem a melhor (0-1). Portugal e Noruega também se defrontam hoje, a partir das 18h30, em Lagos.

A Suécia, número dois no ranking do futebol feminino, é a outra seleção participante, numa competição que se vai estender até dia 23 de fevereiro.

O Estádio do Algarve (Loulé) e o Estádio Municipal de Lagos recebem os nove jogos da competição.

Edite Fernandes, ex-capitã da seleção nacional, admite que este é um torneio muito especial para as portuguesas: “Andamos o ano todo em qualificações, mas o facto de estarmos na convocatória para o Algarve Cup, para nós, é sempre especial. É uma coisa que não se consegue descrever”, conta ao JPN.

Um novo formato

Calendário de jogos
Dia 16
12h00 | Dinamarca 0 – 1 Itália
18h30 | Noruega – Portugal
Dia 18
17h05 | Suécia – Dinamarca
Dia 20
12h00 | Itália – Noruega
17h05 | Portugal – Suécia
Dia 23
Atribuição dos 3.º, 4.º e 5.º lugares
11h00 | Final

Depois de a Covid-19 não ter permitido a realização do torneio em 2021, a Algarve Cup está de volta, com um formato novo. Edite Fernandes considera que isso acontece este ano, excecionalmente, dado o contexto pandémico: “Acho que este novo formato foi realizado somente para esta edição. Provavelmente, irá voltar ao formato normal. Acho que isto foi ajustado tendo em conta a realidade que vivemos”.

A Algarve Cup de 2022 só conta com cinco equipas e, cada uma, vai jogar dois jogos, numa primeira fase da competição. Depois de duas jornadas, as equipas que tiverem a melhor pontuação e, no caso de empate entre elas, a melhor diferença de golos garantem a passagem direta para a final – dia 23, às 11h00, no Estádio Municipal de Lagos. As últimas três classificadas, num conceito inovador, jogarão entre elas, no mesmo dia, para decidir o 3.º, 4.º e 5.º classificados. Esses jogos terão a duração de 45 minutos.

Um ponto positivo deste novo formato é que, este ano, todas as seleções vão jogar o mesmo tempo – 270 minutos.

Todos os jogos da última fase serão disputados dia 23. A final joga-se no Estádio Municipal de Lagos e os restantes encontros no Estádio do Algarve, às 10h30, 11h45 e 13h00.

Portugal nunca conseguiu vencer a competição da qual é anfitrião. O melhor que conseguiu foi um 3.º lugar, em 2018.

O torneio realiza-se desde 1994 e a primeira edição foi ganha pelo adversário que, hoje, enfrenta a seleção portuguesa: a Noruega, que já levantou o caneco em cinco ocasiões. Mas quem mais vezes sorriu, no Algarve, foi a seleção americana – já venceu dez vezes.

“Um torneio histórico”

Edite Fernandes enaltece a importância do torneio e o crescimento que tem vindo a ter, no mundo do futebol feminino: “É um torneio histórico e já entra nas contas daquilo que são as datas da FIFA e da UEFA”.

Edite Fernandes jogou em 17 edições da Algarve Cup e reconhece que o nível de competitividade está cada vez maior e, por isso, Portugal terá responsabilidades acrescidas: “As expectativas para Portugal são conseguir fazer o melhor possível e também preparar a equipa para os jogos da qualificação do Mundial. Estes são jogos exigentes, contra equipas de nível elevado”.

A antiga número 8 da seleção, confessa que Portugal, hoje em dia, já entra em campo com uma mentalidade diferente da de outrora: “Portugal tem defrontado as melhores seleções do mundo e tem dado réplica. Já olhamos olhos nos olhos essas grandes seleções. Já não há aquele receio de irmos para o jogo contra essas grandes seleções, a pensar que vamos perder por um resultado excessivo”.

Ainda assim, prevêem-se desafios muito difíceis para Portugal. Depois do embate desta quarta-feira, as portuguesas voltam a jogar no domingo, dia 20, às 17h05, contra a Suécia.

Todos os compromissos de Portugal terão transmissão, em direto, no Canal 11.