As candidaturas à bolsa Gerador Ciência Viva para jovens jornalistas estão abertas até ao dia 28 de fevereiro. O vencedor contará com um apoio técnico e humano e ainda um valor de 2.250 euros.

O Consórcio Internacional dos Jornalistas de Investigação foi fundado em 1997 e tem sede em Washington

Bolsa tem o valor de 2.250 euros. Yan Arief Purwanto/Flickr

O Gerador é uma plataforma dedicada ao jornalismo, cultura e educação que desde o ano passado tem disponibilizado, junto com a Ciência Viva, bolsas para apoiar o jornalismo e os jornalistas, com maior enfoque nos jovens jornalistas, formados ou ainda em formação.

As candidaturas são abertas quatro vezes por ano e há, nesta altura, uma chamada a decorrer. O prazo estende-se até ao dia 28 de fevereiro.

A Bolsa Gerador Ciência Viva para Jovens Jornalistas, criada em 2021, oferece ao jovens jornalistas, até aos 35 anos, a possibilidade de desenvolver reportagens de investigação. A bolsa contempla um valor total de 2.250 euros e ainda a garantia de apoio técnico e humano da equipa da plataforma.

Depois da submissão de candidaturas será feita uma pré-seleção e, no dia 2 de março, os selecionados deverão fazer uma apresentação, presencial ou via plataforma de videoconferência, de não mais de 15 minutos.

As reportagens a serem desenvolvidas podem focar-se em seis editoriais: sociedade, cultura, ambiente e sustentabilidade, interior do país, juventude e ciência.

O critério de avaliação exige que as propostas se enquadrem nas seguintes variáveis: estratégia editorial do Gerador (25%), pertinência e originalidade (20%), oportunidade temporal (15%), criatividade (15%), garantir que  a reportagem possa ser explorada nos vários meios do Gerador (revista, site, redes sociais, vídeo). Devem também ser detalhados os possíveis gastos nomeadamente com estadia, transportes, alimentação, apoio fotográfico, apoio vídeo, apoio no som, outro tipo de apoios (15%), e uma calendarização de todas a tarefas a serem concretizadas (15%).

A candidatura vencedora, a ser anunciada no dia 3 março, terá a sua reportagem publicada na íntegra a partir do dia 8 de julho na revista e nos canais digitais do Gerador.

Artigo editado por Filipa Silva