David Gaudu venceu, esta quinta-feira (17), a segunda etapa da Volta ao Algarve. O ciclista francês conquistou a jornada entre Albufeira e o Alto da Fóia e é o novo camisola amarela.

David Gaudu, ciclista da Groupama-FDJ, levou a melhor perante os adversários. Foto: Getty Sport via Twitter/Équipe Cycliste Groupama-FDJ

Na primeira etapa montanhosa, que uniu, esta quinta-feira (17), Albufeira ao Alto da Fóia, David Gaudu, ciclista da Groupama-FDJ, levou a melhor perante os adversários.

O atleta francês, que terminou a ao sprint, mas com vantagem folgada sobre os adversários, além de vencer a jornada, retirou a camisola amarela a Fabio Jakobsen, vencedor da primeira etapa.

Numa tirada com 182.4 quilómetros que terminou com duas subidas acentuadas – Picota (categoria 2) e Fóia (categoria 1), a disputa pela vitória fez-se já nos metros finais.

Numa prova de grande intensidade, na qual Gaudu cruzou a meta após 4h50, a juventude sobrepôs-se à experiência, tendo ocupado as seis primeiras posições atletas com menos de 25 anos.

O final da etapa ficou marcado por uma queda a 20 metros da meta, que envolveu Sergio Higuita (Bora) e Tobias Foss (Jumbo), atletas que terminaram a prova com a bicicleta pela mão. Incólumes passaram Gaudu, Battistella (Astana) e Ethan Hayter (Ineos), trio que fechou o pódio da etapa.

No capítulo das quedas, houve outra, a 54 quilómetros da meta, que colocou fora da prova Ion Izaguirre (Cofidis).

Depois da prova desta quinta-feira, David Gaudu lidera a Algarvia e tem Brandon Mcnulty (Emirates) a um segundo com o mesmo tempo de Remco Evenepoel, que fecha o pódio da geral. Entre o primeiro e o décimo da geral há apenas 36 segundos de diferença.

Remco Evenepoel, sexto na etapa, permanece com a camisola branca, enquanto Fabio Jakobsen continua com a camisola verde. Gaudu, para além da amarela, lidera a classificação da montanha. Na classificação geral por equipas, a Ineos Grenadiers, que se manteve grande parte da corrida na cabeça do pelotão, ultrapassa a Quick-step.

Esta sexta-feira (18) realiza-se a 3.ª etapa da Volta ao Algarve, que vai decorrer ao longo de 211.4km entre Almodôvar – algo que não se fazia há três anos – e Faro. Nesta etapa os sprinters vão ser chamados a prestar serviço. Sam Bennet foi o vencedor da 3.ª etapa em 2021, que se realizou entre Faro e Tavira.

Artigo editado por Filipa Silva