Despacho publicado no dia 8 confirmou a demolição da antiga estação ferroviária da Boavista, que dará lugar a um novo centro comercial do El Corte Inglês, uma unidade hoteleira e fogos de habitação. Contra a demolição da estação, o Movimento por um Jardim Ferroviário, organiza para este sábado (19) uma manifestação.

A manifestação está marcada para a frente da antiga estação. Foto: Inês Cristina Silva/JPN

O Movimento por um Jardim Ferroviário da Boavista organiza, para este sábado (19), uma manifestação em resposta a pedidos e apelos de cidadãos defensores da estação, informou esta quarta-feira a organização numa nota enviada às redações.

O evento vai ocorrer em frente à antiga estação, pelas 15h00, e conta com o apoio da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial (APAI), da Associação de Defesa do Ambiente, da NMDALO-GE e do Clube UNESCO da cidade do Porto.

Os manifestantes estão contra a decisão tomada pelo governo de desafetação do domínio público do edifício sob a tutela das Infraestrutura de Portugal (IP) e defendem que a estação deve ser reabilitada e devolvida à cidade. Os manifestantes querem que o local seja transformado num grande espaço verde público. Pedem ainda o reconhecimento do valor histórico da estação, sendo esta um patrimônio histórico e público, tendo em vista que tem quase 150 anos e foi a primeira estação da cidade do Porto.

Os manifestantes enviaram ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, ao presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, e ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, um comunicado, em jeito de carta aberta, no qual se mostraram indignados com a decisão e alegam que esta vai contra a vontade da população.

Artigo editado por Filipa Silva