Os dragões defrontam, esta quinta-feira (17), a Lazio em jogo a contar para o play-off de acesso à Liga Europa. A propósito daquela que poderá ser a 16.ª participação dos dragões na prova, o JPN recorda o histórico do clube na competição.
O FC Porto joga, esta quinta-feira (17), o primeiro jogo de manutenção nas competições europeias, no Estádio do Dragão, frente à Lazio. A segunda mão está agendada para o dia 24 deste mês, no Estádio Olímpico de Roma.
Para este encontro, os portistas não vão poder contar com Wilson Manafá por lesão, nem com Marchesín e Wendell por castigo. Os cartões vermelhos aplicados no último jogo da Liga dos Campeões, frente ao Atlético Madrid, impossibilitam o guarda-redes e o defesa de se apresentarem em campo.
O adversário, à semelhança dos portistas, também tem baixas. Francesco Acerbi e Manuel Lazzari, ambos ausentes por lesão e, mais recentemente, Ciro Immobile, uma das grandes figuras dos italianos, também está indisponível. O avançado está doente e não vai viajar com a equipa para Portugal.
O árbitro da partida é o holandês Serdar Gözübüyük que conta com três presenças em jogos da Liga dos Campeões.
Nos bancos, se de um lado há Maurizio Sarri, antigo técnico da Juventus da era de Cristiano Ronaldo, do outro há Conceição, ex-jogador do agora adversário do FC Porto. Ao serviço da Lazio, o português conquistou a Taça das Taças em 1998/1999 e fez a “dobradinha” – campeonato e taça de Itália – na época seguinte.
No confronto direto entre os clubes são apenas contabilizados dois jogos, ambos a contar para a Liga Europa, em 2003, ano em que os dragões venceram a competição.
Azuis e brancos já ergueram o troféu por duas vezes
Se na Liga dos Campeões o FC Porto já participou 25 vezes, na Liga Europa os dragões apenas marcaram presença em 15 edições. O JPN relembra todas as presenças do clube quando ainda a competição era denominada de Taça UEFA.
As conquistas em 2003 e 2011 foram os pontos altos da participação azul e branca na Liga Europa. Em 2003, os comandados de José Mourinho eliminaram Polonia Warszawa, Áustria de Viena, Lens, Denizlispor, Málaga, Lazio e, por fim, o Celtic na final. Vitória por 3-2, após prolongamento.
Oito anos depois, em 2011, o FC Porto venceu o Sevilla, o CSKA de Moscovo, o Spartak de Moscovo, o Villareal e, no derradeiro encontro, levou a melhor sobre o SC Braga por 1-0. Esta final tornou-se histórica por ser a primeira e única, até hoje, que opôs dois clubes portugueses.
Para além dos triunfos, as melhores participações dos dragões foram alcançadas em 2001 e 2014, com a chegada aos quartos de final.
Agora, de novo na luta pelo acesso à Liga Europa, o FC Porto defronta a Lazio, esta quinta-feira, às 20h00, no Estádio do Dragão. O jogo terá transmissão na SIC.
Artigo editado por Filipa Silva