Portugal bateu a Noruega, por 0-2, em dia de estreia na Algarve Cup. Os golos foram apontados por Tatiana Pinto e Carolina Mendes. É a segunda vitória consecutiva da seleção feminina frente à sétima classificada do ranking europeu.

Carolina Mendes, na imagem, marcou o segundo golo. Foto: FPF

Portugal estreou-se a ganhar na Algarve Cup. A vitória das lusas começou a ser construída aos 22 minutos, com um golo de Tatiana Pinto, depois de um remate de fora da área. Carolina Mendes, ao cair do pano, sentenciou o resultado e confirmou a vitória de Portugal, que lidera a classificação do torneio, após a primeira ronda de jogos.

A autora do primeiro golo de Portugal, Tatiana Pinto, admitiu, em declarações reproduzidas pelo site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que “começar a Algarve Cup a ganhar é sempre uma boa motivação para os próximos jogos” e faz uma análise à partida: “Na primeira parte, entrámos muito fortes, muito agressivas e muito intensas, chegando ao golo. Na segunda parte, baixámos um pouco, tivemos algumas dificuldades, mas, todas juntas, soubemos sofrer e demos a vida umas pelas outras, o que é muito importante.”

Tatiana Pinto considera que a seleção fez um grande jogo frente à Noruega, mas admite que ainda há espaço para melhorar, nos próximos jogos. O primeiro golo resultou de um grande remate da atual jogadora do Levante UD, de Espanha, após um centro de Catarina Amado.

A vitória foi selada aos 90+3’. Numa jogada magistral de Jéssica Silva, a jogadora do SC Braga, Carolina Mendes, “respondeu à letra” e tirou da cartola um “chapeuzinho” que selou a vitória das portuguesas.

De olhos postos no Mundial 2023

O selecionador Francisco Neto louva a exibição da sua equipa, que considera ter dominado o jogo: “Acima de tudo, estou feliz pela exibição, pela competência e pela competitividade. E o 2-0 foi o resultado disso, daquilo que conseguimos ser durante os 90 minutos. Hoje conseguimos ser superiores à Noruega em muitos momentos do jogo”, declarou também de acordo com a FPF.

Calendário de jogos
Dia 16
12h00 | Dinamarca 0 – 1 Itália
18h30 | Noruega 0 – 2 Portugal
Dia 18
17h05 | Suécia – Dinamarca
Dia 20
12h00 | Itália – Noruega
17h05 | Portugal – Suécia
Dia 23
Atribuição dos 3.º, 4.º e 5.º lugares
11h00 | Final

Ainda assim, o selecionador refere que há aspetos em que as jogadoras ainda têm de melhorar: “Na segunda parte, não conseguir ter bola, é algo que não pode acontecer. Temos de conseguir ter mais bola, temos de conseguir não ter de defender com tanta gente. Vamos ter de crescer, mas a Algarve Cup serve para isso”.

Tal como tinha dito a ex-capitã da seleção nacional, Edite Fernandes, ao JPN, em jeito de antevisão à competição, Francisco Neto também entende que o mais importante destes jogos é preparar a equipa para os compromissos de qualificação do Mundial 2023: “Nestes jogos, interessa retirar o que de bom se fez para tentar repetir no futuro e, ao mesmo tempo, analisar e melhorar coisas. O que interessa, acima de tudo, é preparar a equipa para os jogos de abril com Alemanha e Bulgária”.

Francisco Neto destaca a subida de rendimento da seleção e não escondeu o desejo de alcançar a final de um torneio tão especial para os portugueses: “Temos uma seleção portuguesa a pensar ser competitiva e a ter este tipo de rendimento em todos os jogos. Se isso nos permitir ir a uma final, é sempre bom, porque é um torneio que acarinhamos muito e que nos diz muito”.

Esta foi a segunda vez que Portugal conseguiu levar a melhor frente à poderosíssima Noruega. No último confronto entre as duas seleções, na Algarve Cup de 2018, Portugal também tinha vencido por 2-0.

O desafio que se segue é o jogo contra a Suécia, no próximo domingo (20), às 17h05, no Estádio do Algarve (Lagos). O jogo terá transmissão no Canal 11.