A Av. de D. Carlos I vai encerrar ao trânsito a partir de sexta-feira (18) à noite, devido ao agravamento da agitação marítima, informa a Proteção Civil do município do Porto.

Agitação marítima, queda de neve e chuva intensa vão marcar o fim de semana, segundo o IPMA. Segunda-feira o sol já deve sair.

No domingo de manhã será feita uma reavaliação da situação. Foto: Maria Isabel Milheiro

A Proteção Civil Municipal do Porto informa que, devido à previsão do agravamento das condições meteorológicas, será impedida a circulação automóvel e pedonal na Av. de D. Carlos I a partir de sexta-feira (18) à noite. A situação será reavaliada no domingo (20) de manhã e o trânsito será restabelecido quando as condições marítimas assim o permitirem. A circulação pedonal também vai ser interdita, à cota baixa, na Av. do Brasil e na Av. de Montevideu.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Porto encontra-se sob aviso amarelo para agitação marítima (ondas de noroeste de 4 a 5 metros) entre as 15h00 de dia 18 e as 00h00 de dia 19. Passa depois para aviso laranja – o segundo mais grave da escala – com ondas de noroeste de 5 a 6 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 a 11 metros até às 21h00 de dia 19, regressando a aviso amarelo até às de dia 20 de fevereiro.

Tendo em conta as previsões do IPMA, pode esperar-se o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar (maré cheia), eventuais dificuldades com as embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa. Por isso, a Proteção Civil aconselha a população a respeitar os perímetros de segurança que vão ser estabelecidos junto da orla costeira e nos acessos aos molhes e a não praticar atividades relacionadas com o mar ou com as zonas costeiras (pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar, estacionamento de viaturas na orla marítima).

Questionada pelo JPN, a Câmara Municipal de Gaia informa que também estará no terreno, com equipas de prevenção, e que foram feitas barreiras naturais com a areia em algumas zonas da costa.

Artigo editado por Filipa Silva