O Prémio Ler+, do Plano Nacional da Leitura, tem um valor de dez mil euros. As candidaturas terminam dia 17 de maio, anunciou a entidade responsável.

O prémio tem o valor de dez mil euros. Foto: Sara Cardoso/Arquivo JPN

O prémio Ler+, com o valor de dez mil euros, tem como objetivo “reconhecer o trabalho realizado em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita”. As inscrições para a próxima edição, a quinta, abriram esta sexta-feira (18) e decorrem até 17 de maio. O prémio foi criado pelo Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL).

Este prémio quer recompensar, todos os anos, personalidades ou entidades que se destaquem neste contexto. Num comunicado, o PNL destaca que espera uma “grande adesão” nesta quinta edição, destacando o apelo à participação. 

As candidaturas devem ser submetidas até 17 de maio no formulário online do Prémio Ler+  e os resultados serão divulgados na Conferência Anual do PNL 2027, que se realiza em outubro deste ano. 

A Fábrica de Histórias foi a grande vencedora do Prémio Ler+ de 2021, pelo trabalho realizado na última década, no qual juntou mais de 10 mil “bebés autores, crianças autoras e jovens autores” de 67 livros ilustrados. 

Pode consultar o regulamento aqui.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha