O atleta norueguês bateu, esta quinta-feira, o recorde do mundo dos 1.500 metros em pista coberta. Esta proeza foi conquista no “meeting” de Liévin, inserido no Circuito Mundial de Atletismo em pista coberta, que este ano decorre em França.

O atleta norueguês bateu o recorde do mundo dos 1.500 metros em pista coberta. Foto: Jakob Ingebrigtsen / Facebook

Depois do ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e consequente recorde olímpico (3:28.32), Jakob Ingebrigtsen voltou a escrever o seu nome na história do atletismo. O norueguês bateu, esta quinta-feira (17), o recorde do mundo dos 1.500 metros em pista coberta, numa prova que decorre em Liévin, França, inserida no Circuito Mundial de Atletismo em pista coberta.

O jovem de 21 anos terminou a corrida com um tempo de 3:30.60 minutos, à frente de Samuel Tefara. Até então, o etíope era quem detinha a melhor marca nesta distância com o tempo de 3:31.04, conquistada em Birmingham, em 2019.

Noruega é potência em ascensão

Para além das proezas de Jakob Ingebrigtsen, há outros noruegueses que se destacam no mundo do atletismo. A primeira posição da classificação dos melhores atletismo mundial é liderada pelo seu compatriota Karsten Warholm.

O norueguês conquistou, nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, o ouro nos 400 metros barreiras e estabeleceu um novo recorde do mundo, fixado em 45.94 segundos. Nessa mesma competição, Eivind Henriksen venceu a medalha de bronze no lançamento do martelo e conquistou um novo recorde nacional (81.58 metros).

Atualmente, Jakob Ingebrigtsen é o número nove do mundo, com apenas 21 anos.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha