A artista vai dar concerto de "encerramento de carreira” em Lisboa. "Sim, sou eu... Simone" celebra os grandes temas da carreira da cantora.

Simone de Oliveira no espetáculo “Amar Amália”. Foto: Facebook/Fundação Amália Rodrigues

No ano em que completa 65 anos de carreira, Simone de Oliveira despede-se dos palcos em março, com o concerto dedicado ao seu trabalho “Sim, sou eu… Simone”. O espetáculo único acontece no dia 29 de março, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

O espetáculo encerrará a carreira artística de Simone de Oliveira. Foto: Facebook/Coliseu dos Recreios

Esta noite noite que visa recordar e engrandecer os temas intemporais interpretados pela artista, “através da modernidade, de novas linguagens musicais e de imagem, usando a sua habitual irreverência e desassombro”, diz-se em comunicado.

Reconhecida e aplaudida por várias gerações, Simone de Oliveira manifestou sempre a sua forma livre de estar na vida. Nesta celebração e despedida de carreira, a artista mantém-se com uma atitude em que se “perspetiva o futuro, sublimando-se o passado”.

“Simone vai deixar-se levar por arranjos musicais surpreendentes, onde a ligação profunda que os une será uma das formas mais bonitas de agradecer a todos os músicos e maestros que a acompanharam ao longo de todos estes anos”, pode ler-se no site oficial do evento.

O concerto tem autoria de Fátima Bernardo, encenação de Henrique Feist e direção musical do maestro Nuno Feist. Os bilhetes para o concerto já estão à venda e o preço varia entre os 15 e os 40 euros.

Uma vida dedicada à música

Simone de Oliveira ficou conhecida do público em 1958, ano do primeiro Festival da Canção Portuguesa, que aconteceu no cinema Império, em Lisboa. Foi em 1965 que a cantora conquistou, pela primeira vez, o primeiro lugar no Festival RTP da Canção, com “Sol de Inverno”.

Este feito repetiu-se em 1969, quando Simone de Oliveira venceu o Festival com o maior êxito da sua carreira – “A Desfolhada Portuguesa”, da autoria de José Carlos Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes.

No final desse ano, a cantora perdeu a voz, um incidente que levou dois anos para recuperar na totalidade as cordas vocais. Durante esse tempo, Simone de Oliveira não ficou parada e fez um pouco de tudo, desde jornalismo, rádio, locução de continuidade, a apresentação do concurso Miss Portugal e de alguns espetáculos no Casino Peninsular da Figueira da Foz.

Na celebração dos seus 50 anos de carreira, a cantora confessou, em entrevista à agência Lusa, que “há uma Simone antes da perda de voz e outra Simone depois”.

Entretanto, gravou um EP com vários temas de autoria de José Cid e, em 1973, voltou a participar no Festival RTP da Canção, desta vez com o tema “Apenas o meu povo”, onde conquistou o Prémio de Interpretação.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha