Graças aos golos de Toni Martínez,  os dragões venceram os biancazzurri (2-1) e ganharam vantagem na eliminatória de acesso à Liga Europa. A segunda mão do 'play-off' joga-se na próxima quinta-feira, em Itália.

Toni Martínez, à esquerda, foi o homem do jogo para o FC Porto. Foto: FC Porto/Facebook

O FC Porto levou a melhor sobre a Lazio, na noite europeia desta quinta-feira. Os golos de Zaccagni e Toni Martínez abrilhantaram uma primeira parte em que cautela foi a palavra de ordem e o futebol jogado soube a pouco. Bastaram as mudanças de Sérgio Conceição ao intervalo e outra vez Toni Martínez – que só faltou dizer “yo estoy aquí” – para fazer submergir a classe e qualidade dos jogadores de Maurizio Sarri. Assim, o FC Porto vai a Itália, na próxima quinta-feira (24), discutir o play-off de acesso à Liga Europa com uma vantagem de um golo.

Ponderadas. Assim começaram as duas equipas. FC Porto e Lazio entraram em campo não se sabe se a medo, se à procura do momento certo para magoar o adversário. A abordagem clínica de ambas as equipas resultou muitas vezes num jogo sem sabor, apimentado apenas pelos dois golos e pela classe da formação italiana em diversos momentos do jogo.

Foram existindo algumas oportunidades para os dragões, tanto como para a os biancocelesti, contudo, nada que fizesse tremer as bancadas. Os italianos tentaram capitalizar a pressão alta portista, que, em vários momentos, pecou pela falta de intensidade.

O cronómetro marcava 22 minutos de jogo quando Toni Martínez teve uma bela oportunidade para adiantar o FC Porto na partida. Uma bola longa de Mbemba de grande qualidade encontrou o avançado espanhol na diagonal que, já junto à linha final, ainda tentou a sua sorte, mas o remate saiu muito ao lado da baliza de Strakosha.

E se Martínez desperdiçou, Zaccagni não falhou. Logo no minuto seguinte, na sequência de um pontapé de canto para os visitantes, no lado direito do ataque, Luis Alberto cruzou e o camisola 20 da formação de Sarri só teve de encostar. Estava feito o primeiro da partida que colocava a Lazio em vantagem.

O FC Porto tentou responder e Grujic, novidade no “onze” inicial dos dragões, deu para Otávio, a partir do meio-campo. O brasileiro jogou em Fábio Vieira que lançou Pepê na ala esquerda e foi por muito pouco que o jovem avançado não fez o primeiro para os portistas. O extremo picou por cima do guarda-redes italiano, mas o lateral, Marusic, “limpou” quase em cima da linha.

Mesmo a jogar uns furos abaixo do habitual, o golo dos azuis e brancos chegou. João Mário apareceu no ataque e cruzou para a área, diretamente para Toni Martínez. O esférico voou da ala direita para junto do avançado portista, que ganhou espaço junto à marca de penálti e atirou de cabeça. Golo dos dragões, jogo empatado e italianos enfadados.

Antes da paragem, em maior destaque na partida estavam as combinações entre Pedro Rodríguez, Luis Alberto e Zaccagni – e a categoria dos romanos em geral – do que qualquer jogada ou jogador do FC Porto. Ao intervalo, Sérgio Conceição foi buscar ao banco uns “pózinhos mágicos” e o jogo nunca mais foi o mesmo.

Sérgio ganhou o “dérbi Conceição” ao intervalo

Na segunda parte, a entrada forte dos dragões – e a do maestro Vitinha – foram cruciais para resolver a partida. O ritmo do jogo e o espaço para criar a partir do meio-campo compunham o cenário idílico para as características do médio portista.

A verdade é que não demorou muito até que o agora renovado FC Porto causasse problemas aos biancazzurri. Passados quatro minutos do recomeço da partida, João Mário (mais uma vez), a partir do seu habitat natural – a lateral direita – chegou a uma zona avançada do terreno e cruzou para a área para Toni Martínez (mais uma vez). O espanhol fez o desvio e a bola já só parou no fundo das redes da equipa de Sarri. Uma noite de sonho para o ponta de lança que fez questão de mostrar serviço no regresso à equipa titular.

Consumada a remontada, os dragões não recuaram e foram à procura de dilatar a vantagem e garantir uma viagem mais confortável até Roma para a segunda mão da eliminatória. Toni Martínez estava imparável e, três minutos depois do golo do empate, ficou muito perto do hat-trick. O avançado surgiu sozinho frente a frente com Strakosha e obrigou o guardião da Lazio a uma grande defesa que evitou o golo que daria mais conforto aos portistas.

A Lazio ainda tentou responder, mas foram escassas as ameaças reais da equipa romana na segunda parte. Apesar disso, Felipe Anderson, ex-FC Porto, contrariou o rumo do jogo e ficou muito perto de marcar o golo do empate perto do cair do pano. A três minutos do fim do tempo regulamentar, o avançado brasileiro fuzilou as malhas laterais da baliza azul e branca e provocou calafrios nos adeptos da casa.

Depois de uma primeira parte muito equilibrada, o FC Porto veio dos balneários mais concentrado, intenso e mostrou-se superior. Os dragões vencem por 2-1, saem do Dragão em vantagem nesta eliminatória e mais perto dos oitavos de final da Liga Europa.

No final do jogo, Sérgio Conceição, treinador portista, destacou a interpretação das suas ideias de jogo como fator responsável pela diferença da prestação da primeira e da segunda parte. Sobre a entrada de Toni Martínez no onze inicial e a sua exibição, o treinador afirmou estar “feliz pelo que o Toni fez, porque fez dois golos, mas sobretudo pelo trabalho que tem feito diariamente”. “Faz parte de um grupo de jogadores que não têm tido tantos minutos mas que merecem a oportunidade”, concluiu.

Maurizio Sarri, técnico da Lazio, admitiu ter ficado com “um amargo de boca pelo resultado”, mas mostrou-se satisfeito com o “bom jogo” que a equipa fez frente a uma “equipa que se bateu com a Juventus e o Milan na Champions”.

A segunda mão deste play-off está marcada para a próxima quinta-feira, dia 24 de fevereiro, no Estádio Olímpico de Roma. Antes disso, o FC Porto vai até Moreira de Cónegos defrontar o Moreirense em jogo a contar para a jornada 23 do campeonato nacional.

Artigo editado por Filipa Silva