As águias voaram mais alto e voltaram a conquistar o título de campeão nacional masculino de pista coberta, no passado fim de semana. Em femininos, as leoas mostraram, novamente, quem manda e já levam 12 anos seguidos a vencer.

Encarnados dominaram as provas masculinas, mas as leoas não se deixaram domar nas provas femininas. Foto: Luís Barreto/FPA

O Benfica conquistou o seu 11.º título de campeão nacional de atletismo em pista coberta, este domingo, em Pombal. Isaac Nader (800 e 1500 metros), Ivo Tavares (salto em comprimento), Rui Coelho (5000 metros marcha), Gerson Baldé (salto em altura), o campeão olímpico Pedro Pablo Pichardo (triplo salto) e Tsanko Arnaudov (lançamento do peso) foram os principais destaques dos encarnados, alcançando primeiros lugares nas respetivas especialidades.

Nas provas femininas, foram as atletas do Sporting a reforçar o poderio: as leoas conquistaram o campeonato nacional, pela 27.ª vez, em 29 possíveis. O domínio sportinguista ficou bem patente na vitória de 11 das 13 provas. As atletas Lorène Bazolo (60 metros), Vera Barbosa (400 metros), Salomé Afonso (800 e 1500 metros), Anabela Neto (salto em altura), Evelise Veiga (salto em comprimento), Auriol Dongmo (lançamento do peso), Olímpia Barbosa (60 metros barreiras), Raquel Marques (salto à vara) e a recordista lusa Patrícia Mamona (triplo salto) atingiram os primeiros lugares, nas respetivas categorias. Além disso, a prova dos 4×400 metros também foi vencida pelo Sporting.

1.ª Divisão – Masculinos

1.º Benfica (90 pontos)
2.º Sporting (78 pontos)
3.º Sporting de Braga (61 pontos)
4.º Jardim da Serra (56 pontos)
5.º Juventude Vidigalense (53 pontos)
6.º A.C. Póvoa de Varzim (47 pontos)
7.º Grecas (41 pontos)
8.º C.A. Seia (38 pontos)

Vitória encarnada nos masculinos

Com 90 pontos, o Benfica revalidou o título nacional de pista de coberta. A 12 pontos, em segundo lugar, ficou o Sporting, que tem os restantes 18 títulos. O Sporting de Braga, com 61 pontos, fechou o pódio.

Os encarnados venceram em sete categorias. As restantes foram distribuídas pelos atletas do Sporting, que venceu quatro: Carlos Nacimento (60 metros), João Coelho (400 metros), Abdel Larrinaga (60 metros barreiras) e equipa de estafetas, nos 4x400m; do Sporting de Braga: Paulo Rosário (3000 metros); e do A.C. Póvoa de Varzim: Rúben Miranda (salto à vara).

A classificação masculina foi alterada, depois de o Sporting ter protestado a prova 4x400m, que tinha sido ganha pelo Benfica. A polémica estalou, numa primeira instância, depois de o Sporting ter sido desqualificado. Após protestos leoninos, quem acabou por ser desqualificado da prova foi o Benfica. Mesmo assim, os encarnados conseguiram segurar o primeiro lugar do campeonato.

Foto: Luís Barreto Foto: Luís Barreto/FPA

1.ª Divisão – Femininos

1.º Sporting (101 pontos)
2.º Jardim da Serra (74 pontos)
3.º Sporting de Braga (64 pontos)
4.º Juventude Vidigalense (50 pontos)
5.º Maia A.C. (48 pontos)
6.º JOMA (48 pontos)
7.º Grecas (42 pontos)
8.º Água de Pena (39 pontos)

Leoas somam a 27.ª conquista, 12.ª consecutiva

Nas mulheres, sem surpresa, o Sporting ergueu mais uma vez o troféu, com 101 pontos, deixando para trás o Jardim da Serra, que ficou a 27 pontos. Também em femininos, o terceiro lugar pertenceu ao Sporting de Braga, que fez 64 pontos.

As atletas do Sporting subiram ao pódio em todas as categorias, e só não levaram a melhor em duas provas. Vitória Oliveira, do Sporting de Braga, ganhou nos 3000 metros marcha; Joana Santos, nos 3000 metros, levou para a Madeira o único triunfo do Jardim da Serra, neste Campeonato Nacional de Clubes.

Foto: Luís Barreto Foto: Luís Barreto/FPA

Atletas já pensam no Mundial

Um dos destaques do campeonato foi Isaac Nader, que ganhou nos 800 e 1500 metros. O atleta do Benfica, que já tinha garantido a marca dos 1500 metros para os mundiais de pista coberta, destacou-se nos 800 metros, ao fazer a terceira melhor marca nacional de sempre. Com 1m47s77, o benfiquista alcançou o recorde pessoal e da pista de Pombal, tendo ficado a apenas 1,07s da marca para os mundiais, desta categoria.

Após a competição, em declarações à Federação Portuguesa de Atletismo, Isaac Nader disse que o principal objetivo era dar a vitória ao Benfica, mas não escondeu o seu contentamento com a prestação: “prova correu bem, fiquei contente com a marca”. “Agora é pensar em dar o melhor nos campeonatos do mundo. É sempre difícil prever um resultado, mas penso que é possível disputar a final”, acrescentou o atleta.

Pedro Pablo Pichardo, campeão olímpico no ano passado, também foi destaque no fim de semana, em Pombal. O recordista nacional de triplo salto começou a época com uma vitória confortável, chegando aos 16,57 metros – melhor marca nacional do ano.

Outra medalhada olímpica que ajudou o Sporting a revalidar o título foi a do costume: Patrícia Mamona – vencedora no triplo salto. A medalha de prata, em Tóquio 2020, faz um balanço positivo da sua prestação. Em declarações à Federação Portuguesa de Atletismo, a atleta portuguesa disse ter cumprido o principal objetivo da competição que era “dar a vitória ao Sporting, continuando na liderança”, e assim foi.

Cátia Azevedo, capitã das atletas leoninas, disse estar muito contente com a sua equipa pela vitória. A corredora vais estar presente no Campeonato do Mundo de Pista Coberta e já traçou o objetivo, que será “bater, novamente, o recorde de Portugal”.

O Campeonato do Mundo de Atletismo em Pista Coberta vai realizar-se no próximo mês de março, nos dias 18, 19 e 20, em Belgrado, na Sérvia.

Artigo editado por Filipa Silva