O projeto de dois estudantes da FEUP, que recorre a inteligência artificial, foi um dos vencedores dos World Summit Awards 2021. Os criadores falam ao JPN sobre a distinção.

A aplicação foi desenvolvida por Afonso Cunha e Pedro Carvalho, estudantes de Mestrado na FEUP. Foto: Instagram/Zoomguide

A aplicação Zoomguide, desenvolvida por Pedro Carvalho e Afonso Cunha, estudantes de Mestrado em Engenharia de Software na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi um dos projetos premiados da edição de 2021 dos World Summit Awards, prémio das Nações Unidas para inovação digital. A app foi premiada na categoria “Cultura & Turismo”.

Afonso Cunha, um dos criadores da aplicação, contou ao JPN que a plataforma Zoomguide pretende “ajudar as pessoas, os turistas, os visitantes a descobrirem as histórias por detrás daquilo que estão a ver”. O estudante refere que o target principal da aplicação “é ajudar as pessoas a descobrir a cultura e pontos de interesse, por exemplo em museus”.

“O nosso conceito é uma aplicação web, portanto uma aplicação que as pessoas não precisam de instalar. Quando vão a um museu, tiram fotografia a uma determinada peça e recebem a história sobre aquilo que está à sua frente”, acrescenta Afonso Cunha. A história pode ser surgir em áudio, vídeo ou numa experiência de realidade aumentada, mas deve ser algo que “explica às pessoas aquilo que estão a ver”, contando algumas curiosidades sobre a peça.

Este projeto, que começou em 2020, já foi premiado mais do que uma vez. Em dezembro desse ano, a Zoomguide foi distinguida como a melhor startup na área de turismo pelo Turismo Explorers. Para o futuro, contam os mestrandos na FEUP ao JPN, a equipa pretende “crescer a rede de parceiros, crescer a rede de museus, cidades que aderem à plataforma, e queremos continuar a desenvolver a tecnologia”.

Reconhecidos entre as melhores inovações de impacto digital do mundo, na categoria “Cultura & Turismo”, os fundadores da aplicação veem este prémio como “mais uma motivação para continuarmos o projeto” e admitem que é uma “ótima” validação para expandir o projeto, dentro e fora de Portugal.

O que são os World Summit Awards?

Criada em 2003, a World Summit Awards é uma iniciativa organizada pelas Nações Unidas que premeia ideias com um foco na inovação digital com impacto social e na relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A WSA conta com mais de 17 anos de experiência internacional e um selo de qualidade para conteúdo digital com impacto social em mais de 182 países participantes.

Este ano, estiveram presentes 180 países na fase internacional do concurso, uma parte da série de iniciativas que envolvem atividades com startups, empreendedores sociais, mentores, palestrantes, líderes governamentais, academia e sociedade civil na promoção da inovação social local. Ao todo, foram premiadas 40 soluções.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha