A instituição anunciou a abertura de candidaturas ao cargo superior da UP, que deverão ser submetidas até ao dia 20 de março. A eleição acontece dois meses depois.

Os candidatos a reitor terão 30 dias para apresentar as suas candidaturas. Foto: Gabriella Garrido

Foi publicado na última sexta-feira (18), no portal da Universidade do Porto (UP), o anúncio de abertura ao período de apresentação de candidaturas ao cargo de reitor da Universidade. As candidaturas podem ser submetidas até 20 de março, com a eleição a decorrer a 6 de maio.

Podem candidatar-se “professores ou investigadores doutorados” da UP ou de qualquer outra instituição de ensino universitário ou investigação, nacional ou internacional. Serão excluídos candidatos que se encontrem “na situação de aposentado”, que tenham cumprido pena “por infrações disciplinar, financeira ou penal no exercício de funções públicas ou profissionais” nos quatro anos anteriores ou que incorram “em outras inelegibilidades previstas na lei”.

No edital do concurso sublinha-se que os candidatos devem ser personalidades “de reconhecido mérito e com experiência profissional relevante”, que possuam “visão estratégica adequada” à missão e fins da UP e que tenham “demonstrado capacidade de promotor de valores humanísticos e científicos num ambiente de colegialidade e inclusão”.

As candidaturas serão submetidas ao Presidente do Conselho Geral até ao dia 20 de março, pelos próprios candidatos. O período de análise de candidaturas ocorrerá entre 21 e 27 de março. Segue-se uma fase, de 28 de março a 3 de abril, na qual poderão ser interpostos recursos. As respostas a possíveis recursos serão dadas até 8 de abril e a publicação das candidaturas definitivas está prevista para 13 de abril. A audição dos candidatos terá lugar a 29 de abril. A eleição acontece, depois, a 6 de maio.

O reitor é “o órgão superior de governo e de representação externa da Universidade do Porto e preside ao Conselho de Gestão e ao Senado” e a sua eleição é responsabilidade do Conselho Geral. O candidato eleito deverá cumprir um mandato com a duração de quatro anos (2022-2026) e terá de exercer funções “em regime de dedicação exclusiva” – que implica a renúncia do exercício de qualquer função ou atividade remunerada.

O atual reitor da Universidade é António Sousa Pereira, eleito em 2018. As últimas eleições contaram ainda com a recandidatura de Sebastião Cabral Feyo de Azevedo e as candidaturas do neozalandês Peter Godman e do espanhol Xose Rosales Sequeiros.

A intenção de candidatura por parte do atual reitor a um segundo e último mandato – uma vez que a lei prevê um limite de dois mandatos – ainda não foi confirmada oficialmente.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha