Com um olhar que cativa o espectador, as capturas da fotógrafa espanhola retratam a realidade das comunidades rurais da Índia. A mostra estará na Cidade da Maia até dia 4 de março e é de acesso livre.

A exposição “Terra dos Sonhos – Ser mulher na Índia Rural” está a decorrer até dia 4 de março, na Praça Dr. José Vieira de Carvalho, na Cidade da Maia. Neste trabalho, Cristina García Rodero apresenta um olhar particular e “emocionante” sobre as comunidades rurais da Índia. Através de um estilo considerado único, a fotógrafa espanhola derrubou barreiras territoriais em prol dos direitos humanos, dando voz aqueles que são muitas vezes silenciados. 

A mostra permite absorver o lado mais sensível do mundo feminino e a força das mulheres de Anantapur, numa homenagem ao poder de transformação feminino. Cristina García Rodero acredita que “as pessoas se constroem umas graças às outras” e está convicta que o maior problema do ser humano é “a sua condição efémera e mortal”. 

Em Anantapur, os dalits (intocáveis) não eram mais que sombras. Hoje em dia, graças à Fundação Vicente Ferrer, transformaram-se nos “protagonistas da sua própria mudança”. O mote da Fundação é “ou nos salvamos a todos ou ninguém se salva”, referem em comunicado – e foi com base nessa ideia que já ajudaram mais de três milhões de pessoas a escapar da pobreza extrema. Sob o compromisso de lutar e defender os mais desfavorecidos, a Fundação estabeleceu o seu “quartel” em Anantapur, criando condições para lutar pelas desigualdades sociais daquele território. 

“O futuro só pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos”, afirma Anna Ferrer, atual presidente e diretora executiva da Fundação Vicente Ferrer. 

“Terra dos sonhos” é organizada pela Fundação “la Caixa”, em parceria com o banco BPI e a Câmara Municipal da Maia. Esta exposição é composta por um conjunto de 40 fotografias e integra o programa “Arte na rua”, que tem como objetivo aproximar a arte das pessoas fora do contexto convencional de museus e exposições. Esta iniciativa, que teve início em Espanha, em 2006, tem permitido dar a conhecer ao público vários artistas de referência da modernidade, artistas contemporâneos e fotógrafos. 

Após a sua passagem por Beja, Cascais, Santarém e Braga, a exposição com as criações da fotógrafa espanhola encontra-se agora na Maia.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha