Após a forte adesão na primeira edição, o curso regressa para “dar resposta aos episódios de violência na cidade do Porto”, diz o CDUP. As inscrições encontram-se abertas até 3 de março.

A edição deste ano tem a estreia de uma nova turma, dividindo-se as alunas em dois níveis de experiência. Foto: Pxhere

Agendado para começar no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o curso de defesa pessoal para mulheres do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) regressa para uma segunda edição, com inscrições atualmente a decorrer.

A edição deste ano tem a estreia de uma nova turma, dividindo-se as alunas em dois níveis de experiência. O nível I vai dar espaço para novas participantes aprenderem técnicas como bloqueios de ataque e contra-ataque; já o nível II vai ser uma turma dedicada às mulheres que já participaram na primeira edição deste curso.

As aulas vão estender-se ao longo de quatro semanas, cada sessão com a duração de duas horas. O nível I vai reunir às terças-feiras no Complexo da Boa Hora e o nível II aos sábados no Estádio Universitário. Existe um mínimo de oito participantes para as turmas abrirem.

“Para assegurar que as situações de violência são retratadas da forma mais real possível, as participantes deverão trazer para as sessões a sua roupa do dia a dia”, informa o site oficial do CDUP-UP.

O curso tem o custo de 22€ para os membros do Programa Fitness da UP e 28 euros para participantes externas, tendo um valor acrescido de 5 euros para o seguro desportivo. As inscrições podem ser efetuadas no site ou nos balcões do CDUP-UP até dia 3 de março.

Este tipo de iniciativas tem vindo a crescer, com um aumento de relatos nas redes sociais e denúncias às autoridades de histórias de violência a ocorrer no centro da cidade, nomeadamente em horário noturno e em zonas largamente frequentadas.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha