Espaço verde, agora transformado num ginásio ao ar livre, é um dos 18 parques desportivos que nascem na cidade. Os lugares dedicados ao lazer vão receber mais de 100 equipamentos de fitness, bem como 15 novas tabelas de basquetebol.

Mais de cem equipamentos vão estar disponíveis na cidade do Porto. Foto: Sofia Silva Freitas

“É uma mais-valia”, diz Ricardo Magalhães, enquanto pedala na nova bicicleta que faz parte do ginásio ao ar livre agora instalado no parque desportivo do Castelo do Queijo.

Esta quarta-feira de manhã, na inauguração do espaço de fitness, os desportistas que por ali passaram demonstraram o seu apoio a projetos de lazer como este: “Acho que vai ser muito positivo para a cidade”, completava Ricardo Magalhães, um praticante regular de exercício.

Ao JPN, o portuense conta que todos os dias faz uma caminhada. A atividade no parque do Castelo do Queijo complementa a sua rotina matinal. Com este investimento no parque, Ricardo Magalhães acredita que mais pessoas se vão juntar a ele: “Vai atrair cada vez mais gente, porque as pessoas estão a perceber que o exercício físico é fundamental.”

Na máquina ao lado, a fazer um treino de braços, está Carlos Silva, também ele adepto do exercício físico: “Gosto muito de me exercitar e o meu ginásio sempre foi o parque da cidade”. Assim que soube da abertura do parque desportivo resolveu experimentar, e contou que a visita foi positiva: “É uma boa iniciativa, gostei muito e vão ter um cliente, que sou eu”.

Parque desportivo do Castelo do Queijo Foto: Sofia Silva Freitas

O espaço verde, agora transformado num ginásio ao ar livre, é um dos 18 parques desportivos que nascem na cidade. Os lugares dedicados ao lazer vão receber mais de 100 equipamentos de fitness, bem como 15 novas tabelas de basquetebol.

No fim do treino, com a garrafa de água numa mão e o gel desinfetante na outra, Carlos Silva fala da importância de praticar desporto num espaço verde: “Prefiro estar ao ar livre, a ver o mar e a paisagem. Não gosto de estar no ginásio a ver os carros a passar”.

Para os que frequentam o parque desportivo do Castelo do Queijo é importante investir em espaços verdes com equipamentos desportivos. “É muito útil, principalmente para quem não tem dinheiro para ir ao ginásio, ou quem nem não gosta, que é o meu caso”, refere Carlos Silva, enquanto faz uma pausa no treino.

Mariana Lourenço e Inês Silva – Técnicas de exercício físico Foto: Sofia Silva Freitas

Para guiar Carlos, Ricardo e todos os outros na execução dos exercícios e na “entrada nas máquinas”, estiveram Mariana Lourenço e Inês Silva, duas técnicas de exercício físico da Ágora Porto.

As orientadoras contam que, além das suas explicações, existem também no parque monitores com uma “aplicação que permite às pessoas criar o próprio treino” e “ver vídeos os de execução”.

Mariana Lourenço refere que os técnicos não vão estar presentes a tempo inteiro, mas acredita que “no verão” este auxílio seja “regular”.

Além dos equipamentos de fitness, a autarquia investiu também na requalificação e colocação de 15 tabelas de basquetebol, em espaços desportivos destinados à prática da modalidade, que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.

A autarquia investiu na requalificação e colocação de 15 tabelas de basquetebol Foto: Sofia Silva Freitas

“Este parque é apenas um exemplo, encontrarão os outros espalhados pela cidade”

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, marcou presença na inauguração do parque desportivo do Castelo do Queijo. Durante a visita, falou com os jornalistas acerca do investimento em equipamento de fitness pela cidade, algo que era “claramente uma falha”.

“Há muito que os cidadãos reclamavam por isto, até porque as pessoas vão viajando e encontrando soluções destas noutros países”, referiu o autarca. Consciente das necessidades da população portuense, Rui Moreira afirmou que está a ser feito um esforço nesse sentido: “Tudo aquilo que nós pudermos fazer neste período pós-pandemia para que as pessoas possam usufruir melhor daquilo que é o espaço público, que é tão simpático na nossa cidade, é naturalmente um empenho grande.”

O parque desportivo do Castelo do Queijo é apenas um dos 18 parques distribuídos por toda a cidade, os quais encontra identificados no mapa abaixo.

Artigo editado por Filipa Silva