Com golos de Havertz (8’) e Pulisic (63’), o Chelsea recebeu e venceu o Lille dos portugueses José Fonte, Renato Sanches, Tiago Djaló e Xeka na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões que cumpriu a sua terceira ronda esta terça-feira à noite. No outro jogo da noite, Villarreal e Juventus equilibraram-se, numa partida que terminou com 1-1 no marcador.

O Chelsea venceu, sem surpresas, o Lille, em Stamford Bridge. Os franceses sofreram o primeiro golo, logo aos oito minutos, através de um lance de bola parada. Dificuldades acrescidas para a equipa de Gourvennec, que foi obrigada a correr contra o prejuízo, desde muito cedo.

À passagem do oitavo minuto do jogo, depois de um canto, batido pela esquerda, Kai Havertz, livre de marcação, cabeceou a bola para o fundo das redes de Leo Jardim – antigo guarda-redes do Boavista. Num movimento técnico de excelência e a aproveitar a má marcação da defesa do Lille, o internacional alemão fez o primeiro golo da eliminatória.

Os blues assumiram, desde logo, o comando do jogo, frente a um Lille, apesar de tudo, destemido e sem medo de ir para cima dos Campeões do Mundo.

O Lille, mesmo em desvantagem e com uma equipa, visivelmente, mais frágil, demonstrou personalidade. À procura de virar o resultado, criou várias oportunidades de perigo e foi para cima do Chelsea. Contudo, os comandados de Gourvennec voltaram a ser apanhados em contrapé e, numa transição ofensiva do Chelsea, sofreram o segundo golo.

Aos 63’, N’Golo Kanté – eleito o homem do jogo – arrancou ainda atrás do meio-campo e, a uma velocidade supersónica, conduziu a bola até à área do Lille, acabando por servir Christian Pulisic. Depois da arrancada e do passe de Kanté, o número 10 do Chelsea, com grande frieza, só teve de escolher um lado e meter a bola na baliza.

O marcador não voltou a sofrer alterações até ao final do encontro. O Chelsea vai, assim, com uma vantagem confortável para o jogo da segunda mão, a realizar-se dia 16 de março, no terreno do Lille.

No jogo de ontem, o Chelsea demonstrou mais competência, rapidez e eficácia. Ainda assim, viu-se um Lille também muito intenso, frente aos Campeões da Europa e do Mundo.

De relembrar que o Lille alinhou com quatro portugueses no 11 inicial: José Fonte – o capitão e patrão da defesa do Lille; Tiago Djaló – defesa que ontem, surpreendentemente, jogou à esquerda; Xeka – um dos mais consistentes e regulares do meio-campo do Lille, nos últimos anos; Renato Sanches – sempre explosivo, é claramente um dos “jogadores mais” da equipa do Lille.

No fim do jogo, em declarações à Eleven Portugal, José Fonte mostrou-se orgulhoso da sua equipa: “É gratificante jogar nesta equipa, com tantos portugueses e tanta qualidade. Estou muito orgulhoso de todos, é continuar e nunca baixar os braços”. O internacional português disse ainda estar “concentradíssimo” para surpreender o Chelsea, no jogo em França: “Estamos preparados para fazer uma gracinha na segunda volta”.

Visita da vecchia signora ao submarino amarelo pouco turbulenta

Em Espanha, no Villarreal-Juventus, a vecchia signora inaugurou o marcador muito cedo, por intermédio de Vlahovic, e só na segunda parte o Villarreal conseguiu chegar ao golo do empate, por Dani Parejo.

A Juventus entrou no jogo, praticamente, a ganhar. Dusan Vlahovic, numa estreia de sonho na liga milionária, abriu o marcador logo aos 32 segundos. O ponta de lança sérvio de 22 anos, que, em janeiro, se transferiu para Turim por cerca de 80 milhões de euros, não se deixou incomodar pelos defesas, na área no Villarreal, e rematou para o golo, depois de um passe de Danilo pelo ar.

Apesar da entrada forte da Juventus, foi um jogo equilibrado. Na primeira parte, a Juventus aproveitou o golo madrugador para gerir a vantagem. Unai Emery, treinador do submarino amarelo, foi forçado a alterar a estratégia e a reajustar a equipa, muito cedo na partida. Surtiu efeito, porque o Villarreal reagiu bem ao golo de Vlahovic e, ao longo da primeira parte, foi causando várias situações de perigo junto à baliza dos italianos.

Na segunda parte, a Juventus quebrou e o Villarreal conseguiu impor o seu jogo e criar mais perigo do que os visitantes.

Inevitavelmente e depois de uma desatenção da defesa da Juventus, o Villarreal, aos 66’, conseguiu chegar ao golo do empate, por Dani Parejo – eleito o homem do jogo.

Apesar da supremacia do Villarreal, durante quase todo o segundo tempo, a equipa espanhola não conseguiu mais do que aquele golo. Pareciam faltar argumentos na hora da decisão, e isso talvez possa ser explicado pela ausência do avançado Gerard Moreno – que ficou fora por lesão.

No fim do jogo, em declarações à Eleven, Dani Parejo confessou estar desiludido com o empate: “Se havia equipa que tinha de ganhar, era o Villarreal”.

Do lado da Juventus, Danilo enaltece o esforço da equipa, que se apresentou no jogo com muitas ausências: “Temos de melhorar, mas estamos de parabéns, fizemos um jogo de sacrifício e qualidade”.

Na flash interview, o lateral direito, ex-FC Porto, ainda falou sobre Dusan Vlahovic, autor do golo da Juventus: “O Dusan, apesar de ter 22 anos, tem uma mentalidade muito forte e é um jogador experiente. Ainda tem muito para crescer e melhorar, e nós temos de ajudá-lo, mas é um jogador que vai ajudar muito a equipa”. O jogador sérvio transferiu-se recentemente para a Juventus, proveniente da Fiorentina – onde, esta época, já contava com 20 golos em 24 jogos. Vlahovic, o sucessor de Ronaldo com a número 7 da vecchia signora, tem dado muito que falar em Itália, e o preço que a Juventus pagou por ele na última janela de transferências começa a ser justificado com grandes golos, nos grandes palcos.

Esta quarta-feira à noite, jogam-se os últimos confrontos da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campões. O Benfica recebe o Ajax, no Estádio da Luz, às 20h00. À mesma hora, em Madrid, o Atlético recebe o Manchester United, num duelo que, de um lado, vai ter João Félix e, do outro, Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot.

Artigo editado por Filipa Silva