A cerimónia de lançamento da primeira pedra da futura Arena Liga Portugal teve lugar esta terça-feira, em Ramalde. Um projeto "para a atual e para as gerações vindouras, com um grande potencial de criação de emprego", garante Rui Moreira.

Pedro Proença e Rui Moreira cumprimentam-se na cerimónia que marcou o início da obra da nova sede da liga.

Para Pedro Proença, “o dia 22 de fevereiro de 2022 ficará na história da Liga Portugal, na história da cidade do Porto e na história do nosso país.” Em causa, a futura sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) cuja obra arrancou, em Ramalde, esta terça-feira (22), com a colocação simbólica da primeira pedra.

O presidente da LPFP recordou na cerimónia que a sede “será um edifício autossustentável, agregador de negócios, anfitriã de startups, centro incubador de negócios, de ideias e de brainstorming, além de um edifício vanguardista ecológico e equipado com tecnologia de ponta”. E aproveitou, ainda, para anunciar que na nova Arena irá abrir a primeira licenciatura em Organização e Gestão para o Futebol Profissional.

O engenheiro do projeto, Luís Silva, também comentou as valências e atrações do futuro edifício: “É um equipamento que rapidamente se vai impor na landscape da cidade do Porto, com três elementos marcantes: a praça que permitirá vários eventos outdoor, a envolvente ajardinada que poderá ser usada por todos e, por fim, a cereja no topo do bolo, que é a pele do edifício numa malha que remete para as formas hexagonais de uma bola de futebol.”

Houve ainda tempo para um discurso do ex-presidente do organismo que rege o futebol profissional, Valentim Loureiro, que agradeceu o trabalho de Pedro Proença e congratulou Rui Moreira pela sua disponibilidade para o futebol. Afirmou, ainda, que “a sede da Liga não vai mais sair do Porto e do Norte”.

Coube ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, fechar a cerimónia, num dia que serviu para “assinalar um momento simbólico”. O presidente começou por explicar a escolha do local para a construção do novo edifício, com destaque para a reabilitação da Ribeira da Granja: “Pareceu-nos a escolha óbvia, por muitas e boas razões. Vai reabilitar esta zona da cidade, uma zona da cidade muito bonita, que tem habitação de grande qualidade, vai trazer atividades, e permitirá também requalificar os espaços verdes circundantes, compaginando a sua reabilitação e renaturalização da Ribeira da Granja para fruição de toda a população”.

O autarca declarou ainda que a nova sede constitui “um equipamento com um elevado potencial de geração de riqueza para a cidade do Porto, pelas externalidades que será capaz de alavancar, conciliando os valores da sustentabilidade ambiental”. O presidente da autarquia acrescentou, por fim, que a nova Arena é destinada às novas gerações: “Será um projeto para a atual geração e para as gerações vindouras, com um grande potencial de criação de emprego e de empreendedores e empreendedorismo na boa tradição nortenha desde o momento da sua construção”.

Rui Moreira foi, depois, acompanhado por Pedro Proença lançar a primeira pedra – juntamente com uma bola e uma camisola da Liga Portugal – daquela que será a nova sede da LPFP. A futura arena, desenhada pelo gabinete portuense OODA, será o primeiro Centro de Empresas de Desenvolvimento do Futebol Profissional.

Num edifício de sete pisos situado na Rua Padre Diamantino Gomes, na freguesia de Ramalde, haverá um auditório com capacidade para 300 pessoas, uma sala multiusos destinada a eventos, espaços para formação, nove salas para receber startups ligadas ao mundo do futebol e uma zona de futebol high-tech, onde serão realizados testes de performance aos atletas recorrendo a tecnologias de ponta. O edifício contará ainda com um museu das competições profissionais, um restaurante/bar aberto ao público, uma área comercial com uma loja da Liga Portugal e zonas de lazer, entre as quais um parque infantil.

Será, desta forma, abandonada a atual sede da Liga Portugal, que também se encontra na cidade do Porto, na Rua da Constituição, desde 1999. A entrega deste imóvel à Câmara do Porto permitiu obter da autarquia o terreno que irá abrigar a próxima Arena Liga Portugal, um espaço com cerca de 7.000 metros quadrados. O projeto, que conta com um apoio superior a 600 mil euros da autarquia portuense e com um investimento privado de 18 milhões de euros, tem conclusão prevista para 2023.

O evento contou, além de outras figuras do mundo desportivo e empresarial, com a presença dos presidentes do FC Porto e SL Benfica, Jorge Nuno Pinto da Costa e Rui Costa, e o responsável máximo da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva.

Artigo editado por Filipa Silva