Os festejos da Queima das Fitas do Porto regressam de 1 a 7 maio. Depois de dois anos sem semana académica, devido à pandemia, a Federação Académica do Porto (FAP) avança com a realização da Queima, anunciam através de uma publicação nas redes sociais.

O recinto do Queimódromo, que nos últimos anos serviu de posto de testagem e centro de vacinação para a Covid-19, volta a receber o evento, refere o “Jornal de Notícias”, que avançou a notícia. Os moldes das celebrações, tendo em conta o alívio de restrições que tem vindo a ser decretado pelo Governo, estão ainda por anunciar.

Sai também à rua o Cortejo Académico, em percurso adaptado pelas obras da Linha Rosa do Metro do Porto, que encerraram parte do tradicional trajeto.

Não existem, ainda, novidades quanto ao cartaz das noites de Queima das Fitas e das restantes celebrações da semana académica, a ser acertadas com a Câmara Municipal do Porto.

A situação epidemiológica levou a FAP a cancelar o evento por dois anos consecutivos. A “incerteza” perante a evolução da pandemia à época impediu a realização da semana de celebração dos estudantes, tradicionalmente agendada para a primeira semana de maio.

A confirmação da Queima das Fitas retoma, pela primeira vez desde 2020, a realização frequente das cerimónias académicas. No início deste ano letivo, a FAP anunciou, apenas quatro dias antes, uma Serenata de receção, que aconteceu a 8 de novembro. O evento, realizado no Largo Amor de Perdição, foi gratuito e aberto ao público, mas sujeito a reserva prévia de bilhete, ao contrário dos anos anteriores.