O FC Porto defronta, esta quinta-feira (24), a Lazio, em jogo decisivo para o acesso à Liga Europa. Dragões entram em campo com uma vantagem de 2-1 e o empate é suficiente, mas Sérgio Conceição vai a Roma para ganhar o jogo.

Toni Martinez marcou dois golos. Foto: Peter Glaser/Unsplash

Depois da vitória sobre a Lazio por 2-1 no Estádio do Dragão, com um bis de Toni Martínez, o FC Porto parte em vantagem para a segunda mão do play-off que dá entrada na Liga Europa. O acesso aos oitavos de final da prova decide-se, esta quinta-feira (24), no Estádio Olímpico de Roma, às 17h45.

Sérgio Conceição convocou todos os jogadores disponíveis – deixou de fora Manafá, que continua lesionado, e Wendell, que está castigado.

Do lado da Lazio, Maurizio Sarri volta a contar com Ciro Immobile, que se encontrava doente no jogo da primeira mão. Mattia Zaccagni, autor do único golo dos italianos no Dragão, é a grande baixa da equipa de Sarri. Manuel Lazzari continua ausente por lesão.

No jogo da primeira mão, o FC Porto entrou em campo com Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Pepe e Zaidu na defesa. Otavio, Grujic e Uribe ocuparam o meio-campo portista, enquanto Fábio Vieira, Toni Martínez e Pepê completaram o trio de ataque. Para o jogo de hoje, fica a dúvida quanto a algumas peças portistas. Vitinha poderá regressar ao 11 inicial, Evanilson e Taremi podem ser opções e Galeno pode ser a surpresa no flanco esquerdo.

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo desta quinta-feira, Sérgio Conceição – que alcançou a centésima vitória no Estádio do Dragão no jogo frente à Lazio e a 250.ª vitória como treinador no último jogo frente ao Moreirense – reforçou que “ainda faltam 90 minutos” e que a equipa tem de “ir à procura do resultado”.

O técnico portista, cara conhecida na Lazio, depois de ter cumprido mais de 100 jogos enquanto jogador pelo emblema italiano, lembrou que a “vantagem não serve de nada e temos de ser mais competentes do que na primeira parte aqui [no Dragão]. Vamos lá com personalidade e identidade para conseguir ganhar o jogo.”

Sérgio Conceição vai cumprir o 255.º jogo enquanto técnico dos dragões e irá igualar Artur Jorge. O treinador portista garante que a equipa vai a Roma para vencer e não se vai conformar com o empate. “Olhamos para os 180 minutos e estamos a meio. A nossa postura não tem de mudar, temos que ir à procura de fazer golos e de ganhar o jogo”, garantiu.

Toni Martínez, marcador dos dois golos que colocam o FC Porto em vantagem na eliminatória, acompanhou Sérgio Conceição na conferência de imprensa. “Estou pronto para tudo e muito feliz pelos dois golos que fiz, mas sobretudo porque contribuíram para a vitória da equipa. De outra forma não teriam servido para nada. Agora há que focar a cem por cento no jogo e, jogue quem jogue, queremos a vitória”, assegurou o espanhol.

Maurizio Sarri, treinador do clube romano, afirmou considerar a reviravolta possível. “Não sei que distância há entre a Serie A e o campeonato português. O Porto é forte, aqui também seria competitivo. Jogámos contra eles, não contra o futebol português. O jogo da primeira mão disse-nos que é muito difícil e não impossível”, disse em conferência de imprensa.

O árbitro da partida é o alemão Deniz Aytekin, acompanhado pelo compatriota Christian Dingert no VAR.

O embate entre o FC Porto e a Lazio joga-se esta quinta-feira, às 17h45, e tem transmissão na SIC e na Sport TV.

Artigo editado por Filipa Silva