Afinal não era mesmo bazófia, Benfica e Ajax disputaram partida equilibrada, que terminou 2-2, e deixam tudo em aberto para a segunda mão, dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Em Madrid, Atlético e Manchester United empataram a uma bola, num jogo dominado pelos 'colchoneros'.

Benfica e Ajax protagonizaram, esta quarta-feira à noite, um jogo de futebol muito intenso que acabou empatado a dois golos. Os tentos do Ajax, que esteve duas vezes em vantagem, foram apontados por Tadic e Haller. Para o Benfica, os autores dos golos foram Haller, que marcou na própria baliza, e Yaremchuk. No empate entre Atlético de Madrid e Manchester United, João Félix faturou para os da casa, logo a abrir o jogo. Pelo Manchester United, marcou Elanga, na reta final da partida, depois de um passe de Bruno Fernandes.

Na conferência de imprensa de antevisão ao Benfica-Ajax desta quarta-feira, Nélson Veríssimo tinha dividido o favoritismo pelas duas equipas, confessando que, de “forma genuína”, esperava uma eliminatória “50-50, sem bazófias”. Para já, o treinador dos encarnados não se enganou. O empate de ontem deixa tudo em aberto para o jogo em Amesterdão.

O Ajax entrou forte no jogo, a causar algumas dificuldades ao Benfica, que estava pouco pressionante e demonstrava alguma descoordenação na marcação. A equipa de Nelson Veríssimo não conseguia segurar o ataque muito rápido dos holandeses.

Aos 18’, depois de uma perda de bola do Benfica, o Ajax consegue chegar ao golo por intermédio do capitão Dusan Tadic, num remate com uma execução técnica perfeita, depois de um cruzamento de Mazraoui, também muito bom.

O Benfica reagiu bem ao golo sofrido, cresceu no jogo e foi para cima dos holandeses. Ao minuto 26, consegue chegar ao empate, através de uma jogada de Jan Vertonghen, onde cruzou para Haller que marcou na baliza errada. Mas, três minutos depois, o avançado costa-marfinense, que é o melhor marcador desta edição da UEFA Champions League – 11 golos, em 7 jogos –, redimiu-se e voltou a pôr o Ajax em vantagem, num lance em que fica a sensação que Odysseas Vlachodimos podia ter feito melhor.

Apesar do balde de água fria, os adeptos benfiquistas não deixaram que a equipa desmoralizasse, e os encarnados voltaram à carga, num ambiente escaldante, no Estádio da Luz.

O Benfica foi para o intervalo em desvantagem, mas o jogo estava a ser mais equilibrado do que, à partida, era esperado. Nelson Veríssimo tinha avisado. De facto, o treinador das águias preparou bem a equipa, que estava a conseguir anular o poderosíssimo Ajax em momentos onde os holandeses seriam, potencialmente, mais perigosos.

Os encarnados entraram para o segundo tempo com muita energia, algo que, esta época, apenas parece acompanhá-los nos jogos da Liga dos Campeões. Ainda assim, o Benfica continuava a dar muito espaço no meio-campo e foi-lhe valendo um Ajax algo desinspirado na finalização.

Aos 62’, Nelson Veríssimo lançou Yaremchuk. Passados dez minutos (aos 72’), o ucraniano viria a marcar ao golo da igualdade, aproveitando uma defesa incompleta do guarda-redes do Ajax.

Na reta final do jogo, viu-se um Benfica com atitude, a conseguir encostar às cordas um Ajax que ainda não perdeu fora, esta temporada. A fasquia está elevada, para o jogo da segunda mão. As equipas entrarão em pé de igualdade e “sem bazófias”, para o reencontro, a 15 de março, na Johan Cruijff Arena, que decidirá a passagem aos Quartos de Final.

Félix brilha, em noite desinspirada do Manchester

Em Espanha, Atlético de Madrid e Manchester United também empataram na primeira mão dos Oitavos de Final da Liga dos Campeões. Em campo estiveram três portugueses: João Félix, do lado do Atlético; e Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, do lado dos red devils.

O Atlético de Madrid dominou o jogo, no Wanda Metropolitano. Desde logo, a entrada forte dos Colchoneros permitiu que a equipa de Diego Simeone conseguisse chegar ao golo, logo no sétimo minuto, pela cabeça de João Félix – eleito o homem do jogo. Com um movimento de grande categoria, depois de um cruzamento de Renan Lodi, o internacional português abriu o marcador.

Simeone deu uma lição tática a Ralf Rangnick. O United teve mais bola, mas não conseguiu criar jogo, junto à baliza do Atlético. Os Colchoneros levaram essa lição bem estudada. O Atlético apresentou-se, defensivamente, mais compacto e consistente, e não deixou que o Manchester entrasse com bola, em zonas de perigo.

Rangnick só mexeu na equipa no decorrer da segunda parte, e aí o Manchester conseguiu equilibrar mais o jogo.

O golo do empate chegou aos 80’, por intermédio do jovem Anthony Elanga, que se tornou o jogador sueco mais jovem de sempre a marcar na Liga dos Campeões. O passe foi de Bruno Fernandes.

Atlético de Madrid e Manchester United voltam a defrontar-se dia 15 de março, em Old Trafford, para a segunda mão dos Oitavos de Final.

A Liga dos Campeões regressa daqui a duas semanas. Dia 8 de março, jogam-se as segundas mãos do Bayern (1) x (1) RB Salzburg e do Liverpool (2) x (0) Inter. No dia seguinte, entram em campo Manchester City (5) x (0) Sporting e Real Madrid (0) x (1) PSG.

Artigo editado por Filipa Silva