Os azuis e brancos empataram, esta quinta-feira, frente à Lazio, no Estádio Olímpico de Roma. Depois da vitória no Dragão por 2-1, o FC Porto empatou (2-2) fora de portas, e venceu, assim, o play-off de acesso à competição europeia. Seguem-se os oitavos de final.

Liga Europa. Imagem: UEFA

O FC Porto garantiu a entrada na fase final da Liga Europa após empatar, esta quinta-feira, frente à Lazio de Roma. Apesar de terem terminado o encontro com uma igualdade a duas bolas, a vitória no Dragão (2-1), há uma semana, serviu para os comandados de Sérgio Conceição vencerem o play-off de acesso à competição.

De volta a um lugar de muitas alegrias, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, regressou a Roma, agora como treinador. Os dragões começaram a perder ainda antes do minuto 20 do encontro. Um golo de Circo Immobile – indisponível na primeira mão do play-off – deu esperanças à equipa italiana.

Os dragões empataram, ainda antes do intervalo, por Taremi. Um grande penalidade executada pelo iraniano restabeleceu a igualdade e descansava a comitiva azul e branca.

Mais aliviados ficaram os portistas quando, já na segunda metade da partida, aos 68 minutos, Uribe furou as redes da baliza da Lazio. Apesar de ser muito improvável a passagem, uma vez que tinham de marcar três golos para seguirem em frente na competição, os orientados de Maurizio Sarri não desistiram.

A Lazio voltou a empatar o marcador, já depois dos 90, por Danilo Cataldi após assistência de Immobile. No entanto, de nada valeu o golo. Assim, e depois do agregado de 4-3 que sorriu aos dragões, o FC Porto confirmou a 16.ª presença na Liga Europa.

SC Braga também vai estar na Liga Europa

Com uma tarefa difícil, o SC Braga tinha de conseguir superar os dois golos sofridos na Moldávia, casa do Sheriff Tiraspol. A equipa bracarense igualou o resultado com golos de Iuri Medeiros e Ricardo Horta no tempo regulamentar. Nas grandes penalidades, a sorte recaiu sobre os minhotos.

Resultados do play-off da Liga Europa (a bold as equipas que seguem em frente)

Lazio 2 – 2 FC Porto
SC Braga
2 – 0 Sheriff Tiraspol *
Dinamo Zagreb 1 – 0 Sevilla
Olympiakos 0 – 3 Atalanta
Real Sociedad 1 – 3 Leipzig
Betis 0 – 0 Zenit
Napoli 2 – 4 Barcelona
Rangers 2 – 2 Dortmund

*Vitória nas grandes penalidades

O sorteio que ditará os próximos adversários das equipas portuguesas realiza-se esta sexta-feira, pelas 11hoo.

Artigo editado por Filipa Silva