O selecionador nacional de futsal vai ser distinguido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro depois de se sagrar bicampeão europeu e campeão mundial.

Jorge Braz vai ser distinguido pela UTAD com título doutor ‘honoris causa’. Foto: Seleções de Portugal/ Twitter

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou, esta quinta-feira (24), que vai distinguir Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, com o título de doutor ‘honoris causa’.

O acordo para a atribuição do título foi feito numa reunião do conselho académico. A cerimónia ainda não está agendada.

“É uma decisão, mais do que justa, merecida. Os resultados épicos do Jorge Braz, a sua capacidade de trabalho e o seu espírito de equipa justificam plenamente este reconhecimento. Na UTAD, nunca esquecemos os nossos melhores e o contributo daqueles que, por cá, deixaram a sua marca”, afirmou o reitor da instituição, Emídio Gomes, em comunicado divulgado pela UTAD.

Jorge Braz foi treinador da Associação Académica da UTAD entre 2001 e 2003. Na época de 2001/2002, o atual selecionador nacional venceu, pela primeira vez, o campeonato nacional universitário de futsal masculino. Para além de treinador, foi também professor de futsal no departamento de desporto da academia da UTAD.

“Enquanto docente da UTAD e treinador da equipa de futsal da AAUTAD, Jorge Braz conseguiu revolucionar a modalidade na região de Trás-os-Montes e, depois, elevar o futsal nacional a um patamar de excelência”, concluiu o reitor.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), também falou sobre a atribuição do prémio a Jorge Braz. “Estou certo, pelo orgulho e apego que tem às suas raízes, que esta homenagem da Universidade, ao homem e ao profissional, será acolhida com grande emoção e gratidão. Como escreveu Miguel Torga, sobre a generosidade transmontana, ‘o que é preciso agora é merecer a magnificência da dádiva’”, realçou o presidente da FPF no comunicado divulgado.

Fernando Gomes mostrou-se seguro do valor de Jorge Braz: “e se o Jorge Braz já conquistou a honra académica, sabemos que tudo fará para continuar a prestigiar a academia”, assegurou.

O selecionador nacional, nascido em 1972 no Canadá, fez o seu percurso como jogador em Chaves. Em 1997, começou o seu percurso como treinador, na Universidade do Minho. Agora, com 49 anos, conta com os títulos de bicampeão europeu e campeão mundial de futsal no seu palmarés.

Artigo editado por Filipa Silva