É oficial: o Comité Executivo da UEFA decidiu esta sexta-feira de manhã, em reunião extraordinária, que a final da Liga dos Campeões já não vai ser realizada em São Petersburgo, na Rússia, como de resto tinha sido avançado pela imprensa internacional. O Stade de France, em Paris, foi o local escolhido para acolher do jogo decisivo da mais importante competição de clubes da Europa.

A decisão foi forçada pela evolução do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que se precipitou esta quinta-feira para um cenário de guerra.

A UEFA, na nota oficial que publicou no seu site, felicita o presidente francês, Emmanuel Macron, “pelo seu envolvimento e apoio pessoal” nesta processo, colocando a FRança à disposição para receber o jogo de 28 de maio “num tempo de crise sem paralelo”.

O organismo liderado por Alexander Ceferin compromete-se ainda a “apoiar totalmente os esforços de todas as partes envolvidas para garantir o repatriamento de jogadores de futebol e das suas famílias na Ucrânia que enfrentam terríveis sofrimentos”.

Na reunião desta sexta-feira, a UEFA decidiu ainda que será exigido aos clubes russos e ucranianos envolvidos em competições da UEFA, bem como as seleções destes países, que joguem em “terrenos neutros” até decisão em contrário.