Em 2022, o Carnaval regressa com programas adaptados. Apesar dos grandes festejos e desfiles terem sido cancelados, "é Carnaval, ninguém leva a mal". No Porto, Gaia, Estarreja, Ovar, Famalicão, Podence ou Melgaço são muitas as atividades e eventos programados. Saiba quais.

Mesmo com corsos e festejos maiores cancelados, muitos municípios do Norte do país decidiram dinamizar o período carnavalesco. Da recuperada Batalha das Flores em Estarreja aos Caretos de Podence, no distrito de Bragança, há muito que ver, incluindo atuações de escolas de samba e Queimas do Entrudo.

Comecemos pelo Porto. Na segunda-feira (28) à noite, o Clube Fenianos Portuenses apresenta música ao vivo, um concurso de máscaras e serviço de bar. O Clube, fundado em 1904, ficou conhecido devido ao corso carnavalesco que oferecia à cidade do Porto. Explicitado no site oficial, o principal objetivo “era devolver à cidade um carnaval à altura da sua sensibilidade artística”. As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas via email ou telefone, disponibilizados no cartaz.

O Carnaval também entrará pela noite dentro. O Pérola Negra, o Gare, Maus Hábitos e Plano B são exemplos de espaços que vão abrir portas ao público e festejar o período carnavalesco. Entre máscaras e purpurinas, são os DJ como Tilulu, Farofa, Jacques Greeneque, entre outros, quem assume o controlo da música. Com música, claro está, é como a Orquestra Sinfónica do Porto vai celebrar o Carnaval com um concerto especial marcado para domingo (28, às 18h00).

Do outro lado do rio, Vila Nova de Gaia apresenta aos portuenses o “Carnaval de Avintes“. Os festejos começam na tarde de domingo com a Fanfarra de Vilar de Andorinho. Na segunda-feira, as ruas enchem-se com o desfile noturno, que começa na Rua Estádio Futebol Clube de Avintes e termina junto ao Centro de Saúde. O Grupo de Mérito Dramático Avintense anunciou que vai haver um trio elétrico.

Também o World of Wine (WOW) preparou um Carnaval de quatro dias. O programa, com atividades planeadas para famílias e crianças, inclui experiências “gastronómicas como o tradicional cozido do Entrudo, visitas teatralizadas aos museus, concertos com ritmos brasileiros, provas de vinhos, workshops de chocolate, […] festa de máscaras“.

Um pouco por toda a região Norte, as autarquias organizam eventos para celebrar o Carnaval.

Estarreja

100 anos depois, Estarreja recupera a Batalha das Flores. CM Estarreja

Para assinalar a edição de 2022, a Câmara de Estarreja decidiu recuperar uma tradição há um século perdida: a Batalha das Flores. Reinterpretada numa instalação artística, na Praça Francisco Barbosa, o regresso da batalha pretende “atrair os foliões e celebrar a origem do Carnaval de Estarreja”.

A festividade arrancou no dia 18 de fevereiro, com a Fábrica da Fantasia. No centro da cidade, até domingo (27), as escolas de samba e grupos de folia vão marcar presença, “mantendo vivo o espírito carnavalesco e envolvendo a cidade na folia”.

O Cine-teatro será palco de espetáculos. O cartaz deste ano conta com João Seabra e Miguel 7 Estacas no espetáculo de Stand-up Comedy (dia 27). No dia 28, os brasileiros Carlinhos 7 Cordas e Branka apresentam-se em concerto, com Samba Lê Lê e na mesma noite sobe a palco o grupo estarrejense “Axé Brasil”.

Ovar

Cumprindo as normas da DGS, ainda no distrito de Aveiro, o Carnaval de Ovar não vai sair à rua. Contudo, as principais salas de espetáculo – Centro de Arte e Escola de Artes e Ofícios – “vão encher-se de vibrações carnavalescas, com música, stand-up, cor, alegria e folia”, como se lê no site da Câmara Municipal de Ovar. O programa de 2022 investe sobretudo em “exposições, animação de rua, gigantones, máscaras gigantes decoradas pela comunidade, oficinas […]”. As festividades arrancaram no dia 22 de fevereiro e prolongam-se até dia 1 de março.

Esta sexta-feira (25), quem sobe ao palco é Francisco Menezes para um espetáculo de Stand-up Comedy. No domingo, a Orquestra Bamba Social traz de volta o samba e a música brasileira. A Escola de Artes e Ofícios vai servir de espaço para os concertos de Forrobodó & Papo de Samba (26) e Nuno Bastos (28). É na Praça das Galinhas onde as bandas tradicionais, com marchas e músicas temáticas, vão atuar.

Alexandre Rosas, vereador da Câmara Municipal de Ovar explica que, apesar de não ser possível “vivenciar o Carnaval nos moldes habituais”, o programa “permitirá a todos os foliões desfrutar e assinalar esta festividade, ou não fosse o Carnaval a grande festa do concelho”. O vereador sublinha ainda que o projeto teve em conta a economia e o comércio tradicional. Nesta ocasião, “os horários de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e bebidas vão ser alargados excecionalmente”.

Podence

Caretos de Podence Foto: Catarina Moscoso

Desde 2019 que os Caretos de Podence são considerados Património Cultural Imaterial da Humanidade por parte da UNESCO. Durante quatro dias, as ruas da aldeia transmontana, em Macedo de Cavaleiros, vão ser preenchidas pelo frenesim destas personagens. Durante o Entrudo, os caretos vão sair à rua para dançar e “chocalhar” as raparigas.

À agência Lusa, o presidente da Associação dos Caretos de Podence, António Carneiro, afirmou que este ano o objetivo é “marcar o início do fim da covid com o Carnaval dos caretos de Podence”.

Apesar de não haver concertos, o Carnaval vai ser marcado pelas caminhadas, passeios de bicicleta e de barco na albufeira do Azibo. Entre várias atividades, o programa propõe visitas a exposições, experiências de ser careto e pintar a própria máscara.

Vila Nova de Famalicão

A grande noite de Carnaval que atrai milhares de foliões à cidade não vai ser realizada pelo segundo ano consecutivo. Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, explica que “a decisão impõe-se como absolutamente necessária para proteção da saúde das pessoas”, lê-se no comunicado. Apesar da tradicional noite de Carnaval em Famalicão não acontecer, o concelho traz de volta a “Queima do Galheiro”.

A partir do dia 26, Famalicão conta com desfiles e concertos de música popular, com atuação de Quim Barreiros e Toy. Segundo o programa, é na segunda-feira que portugueses podem assistir à queima “de uma enorme pilha de mato e silvas em redor de um tronco de pinheiro – galheiro – assinalando inícios e fins de ciclos religiosos e das colheitas”. O ritual tem lugar marcado na Rua de Ferreirinhos e na Rua da Liberdade.

Melgaço

Pela primeira vez, o Entrudo conta com a participação dos Folhateiros de Lobios.

Este sábado (26), Melgaço volta a queimar o Entrudo. O evento conta, pela primeira vez, com uma participação especial dos Folhateiros de Lobios, personagens tradicionais do Entrudo de Galiza. A este grupo juntam-se os Farrangalheiros, homens e mulheres vestem “o tradicional saiote castrejo tipicamente vermelho bordado e/ou decorado com cores garridas, as blusas e o lenço amarelo”. O programa arranca com o habitual cortejo pelas ruas da vila de Melgaço.

Vários grupos vão desfilar em direção ao Largo Hermenegildo Solheiro. O cortejo termina com o concurso “Mascarados”, cujo principal critério de avaliação será a “Identidade Cultural da Região”. No final, é a queima do Entrudo, “o ato que representa a expulsão dos males e a purificação das mentes”, mas que para os populares simboliza o desejo de que o inverno acabe e que a primavera comece.

Viana do Castelo

Este ano, a Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Viana do Castelo apresentam a programação “Viana em Folia”. Neste Carnaval pretende-se dinamizar a “hotelaria, restauração e comércio”. No centro histórico da cidade, estão agendadas animações de rua, corridas e um concurso de máscaras para a noite de sábado.

A Corrida de São Silvestre vai reunir cerca de 1.400 atletas e integra também uma edição para crianças. O Concurso de Máscaras é destinado a grupos com um mínimo de cinco pessoas e as inscrições obrigatórias. O primeiro prémio do disfarce carnavalesco é de 750 euros, o segundo 500 euros e o terceiro lugar vai receber 250 euros.

Ainda no sábado à noite (26), a partir das 22h00, a Praça da República vai receber os DJ Pedro Pereira, Bruno S, Blackbounce e Gil Enes cujas atuações duram até às 2 horas da madrugada.

Lousada

A 8ª edição da Corrida do Carnaval está dividida em duas vertentes: uma caminhada e uma corrida.

A 6 de março, Lousada vai receber a 8.ª edição da Corrida do Carnaval. Com a coordenação da RunPorto,  a folia carnavalesca vai desenrolar-se na Avenida Amílcar Neto em duas vertentes: a corrida de 10 quilómetros e a caminhada de 6 quilómetros.

Para dar a conhecer o percurso aos participantes, foi organizado um treino de preparação com data marcada para domingo (27), nas Piscinas Municipais de Lousada. Este ano, o trajeto tem a particularidade de passar pelo interior do Estádio Municipal de Futebol, na pista de atletismo, e tem continuidade nas principais avenidas da Vila de Lousada.

Assim como nos anos anteriores, existe um concurso de máscaras e os premiados também vão subir ao pódio. As inscrições estão abertas até dia 1 de março ou até ao limite máximo de participantes ser atingido, em www.runporto.com.

Apesar de algumas Câmaras terem anunciado e apresentado soluções para esta data festiva, muitas outras cancelaram as celebrações e desfiles, entre elas, a Câmara de Guarda, Barcelos e Mealhada.

Artigo editado por Filipa Silva