O centro de testagens da UP, localizado no edifício Abel Salazar, vai pôr fim à atividade esta sexta-feira (25). A medida, anunciada na quinta-feira pela Task-Force da UP, surge no âmbito da “atualização das medidas de contenção” e “face à menor afluência registada nas últimas semanas”.

Realização de teste rápido à Covid-19, na FMUP.

UP deixa de fazer testes gratuitos. Foto: Diogo Metelo

O centro de testes à Covid-19 da Universidade do Porto (UP), lançado em abril de 2021 no âmbito do regresso às atividades presenciais, está localizado no edifício Abel Salazar, no Largo Abel Salazar, junto ao Centro Hospitalar Universitário do Porto. O centro de testagem vai encerrar a atividade já esta sexta-feira (25) face à evolução da situação pandémica em Portugal e à menor afluência nos últimos tempos.

A medida surge na sequência da “atualização das medidas de contenção da disseminação da infeção por SARS-COV-2 na população e face à menor afluência registada nas últimas semanas”, informou a Task-Force da UP.. O programa de testes gratuitos para toda a comunidade académica, pode, no entanto, ser reativado caso a “situação epidemiológica em Portugal” se altere.

Em comunicado, a Task-Force da UP relembra que todos os interessados em realizar um teste rápido de antigénio “podem fazê-lo de forma gratuita (comparticipado pelo SNS a 100%), nas farmácias e laboratórios disponíveis para o efeito”.

A lista dos locais com testagem comparticipada pode ser consultada em: https://www.infarmed.pt/web/infarmed/testes-covid-19. A partir de março, cada pessoa pode realizar até dois testes gratuitos por mês (no lugar dos quatro que vigoraram até ao final do mês de fevereiro).

Artigo editado por Filipa Silva