Os portugueses tem encontro marcado, este domingo, frente à França, vice-campeã olímpica, em mais um jogo de qualificação para o Mundial de 2023. Portugal ainda só somou derrotas nesta terceira fase da qualificação, mas ainda acredita na passagem à última ronda.

O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos vai ser palco, este domingo, de mais um jogo da seleção nacional de basquetebol, que procura uma vaga no Mundial de 2023. A partir das 17h00, a equipa comandada por Mário Gomes volta a encontrar a França, vice-campeã olímpica, com quem perdeu na quinta-feira, em solo francês.

Depois de ultrapassar duas rondas de qualificação, o grau de dificuldade apertou. Nesta fase, e quando se prepara para disputar a quarta jornada do grupo E, a equipa nacional ainda só somou derrotas.

No terceiro jogo, que decorreu em Dijon, França, Portugal conseguiu discutir os primeiros dois períodos, mas na segunda metade da partida os gauleses entraram eficazes no processo ofensivo, algo determinante para o resultado final do encontro (94-56).

A derrota somou-se às duas que tinha registado anteriormente. Em novembro do ano passado, os lusos foram derrotados, em Matosinhos, pela Hungria (75-81) e, fora, pelo Montenegro (83-69).

Para Nuno Manaia estes resultados são explicados pela qualidade dos adversários: “Nesta fase de qualificação, já estão as melhores equipas da Europa”, disse ao JPN.

No entanto, o diretor salientou que ainda há três jogos para jogar e matematicamente a seleção só depende de si para se qualificar: “Neste momento, acreditamos que é possível”, adiantou.

Caso Portugal passe, há ainda outra fase de qualificação a ser disputada. Nessa etapa, vão ficar apenas 24 equipas, que serão divididas por quatro grupos de seis. As três melhores de cada grupo – 12 no total – apuram-se para o campeonato do mundo que se realiza em 2023 em cidades da Indonésia, Japão e Filipinas.

Como correu a pré-qualificação?

 Antes de Portugal chegar aqui, teve de passar por uma fase de pré-qualificação, com “seleções de outra valia”, nota Nuno Manaia.

Na primeira, que começou em 2020 e estendeu-se até ao inicio de 2021, os portugueses foram os primeiros do grupo superando a Bielorrússia, o Chipre e a Albânia. Portugal disputou seis jogos tendo somado cinco vitórias e apenas uma derrota (72-56) – frente à Bielorrússia.

Depois da excelente prestação, seguiu-se a segunda ronda de qualificação. Com adversários diferentes, Portugal continuou a demonstrar boas exibições, tendo somado os mesmo pontos da Suécia, equipa que ocupou o primeiro lugar. As duas seleções somaram três vitórias e uma derrota, deixando para trás o Luxemburgo. De salientar que toda esta ronda decorreu em Matosinhos.

Esta ligação com Matosinhos é explicada pela boa receção da cidade “tanto ao nível dos responsáveis autarquia, como ao nível do público”. Para além disso, as condições do pavilhão, “que são muito boas”, é outra das razões, uma vez que este “ preenche os requisitos obrigatórios da FIBA”.

O próximo jogo de Portugal está marcado para este domingo (27) frente à França, primeira qualificada do grupo, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. A entrada é livre, sendo apenas necessário o levantamento do bilhete no pavilhão.

Artigo editado por Filipa Silva