O esloveno venceu a prova pelo segundo ano consecutivo. João Almeida ficou na quinta posição. A UAE WorldTour decorreu nos Emirados Árabes Unidos e terminou este sábado (26).

Depois de sete etapas concluídas, Tadej Pogačar venceu a Volta aos Emirados Árabes Unidos pelo segundo ano consecutivo. João Almeida, melhor português em prova, terminou no quinto lugar. Ruben Guerreiro, outro luso, acabou no 21.º lugar da geral. A prova saiu para a estrada no passado domingo (20) e terminou este sábado (26).

Foi na quarta etapa que o esloveno Tadej Pogačar assumiu o controla da prova. Depois de uma etapa montanhosa bem conseguida, com final em Jebel Jais, o ciclista da “equipa da casa” – a UAE Emirates – subiu ao primeiro lugar da geral, posição que não mais deixou até ao final da prova.

Nessa mesma tirada, o esloveno contou com apoio decisivo de João Almeida, companheiro de equipa que se estreou pela UAE Emirates, e que puxou pelo grupo dos favoritos na fase final da etapa. O português, para além de ter ajudado o compatriota, conquistou a camisola branca – camisola do melhor jovem em prova. No entanto, na etapa seguinte, a camisola ficou a pertencer ao seu colega.

Até há sexta etapa, os lusos mantinham-se no top 10 da prova – João Almeida em sexto e Ruben Guerreiro em nono – mas a última tirada tramou o português da EF Pro Cycling que, sendo 30.ª na etapa a 2’55 do líder, caiu para a 21.º lugar da geral.

Pelo contrário, o contrarrelógio e a última etapa foram determinantes para que João Almeida se consolidasse nas primeiras posições. Em Ajman, num contrarrelógio de nove quilómetros, o português foi quinto, ficando a apenas 22 segundos do suíço Stefan Bissegger, vencedor da tirada. Na última etapa, a segunda com chegada em alto, desta vez em Jebel Hafeet, João Almeida, ex-QuickStep, foi quarto numa tirada vencida por Tadej Pogačar, que assim assegurou a primeira vitória da temporada.

Nos metros finais, o esloveno, vencedor das últimas duas edições da Volta à França, voltou a ser mais forte que Adam Yates (Ineos) que fechou a geral também em segundo, a 22 segundos do vencedor. Pello Bilbao (Bahrain) fechou o pódio da etapa e da volta.

Há ainda que referir a vitória de Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) em duas das setes etapas do programa – quatro eram planas, duas montanhosas e um contrarrelógio, num total de 1.060 quilómetros. O belga venceu a primeira e a quinta tiradas e ficou colocado na 93.ª posição da classificação geral.

Nesta quarta edição, para além da UAE Emirates, participaram 17 equipas do World Tour e três ProTour.